O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a antecipação dos pagamentos do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as informações oficiais, os repasses devem ocorrer nos meses de maio e junho deste ano.
O calendário da antecipação vai ser o mesmo que seria usado nos pagamentos regulares para os aposentados e pensionistas da autarquia. Para saber qual é o dia do seu recebimento, é necessário se basear no final do Número de inscrição do seu benefício. Trata-se do último numeral do cartão antes do dígito verificador.
Outra opção é consultar a data de pagamento diretamente através do aplicativo do Meu INSS. Através da aplicação, o cidadão precisa apenas entrar na sua conta pessoal e conferir qual é a data e o valor que vai ser depositado na sua conta pelos próximos meses.
Os calendários
Existem basicamente dois calendários principais para os repasses da antecipação do 13º salário. Um deles é voltado para as pessoas que recebem um salário mínimo, e o outro é destinado aos segurados que recebem qualquer valor acima de um salário mínimo.
Abaixo, você pode conferir o calendário de pagamentos antecipados do 13º salário para as pessoas que recebem um salário mínimo no INSS.
- Final do benefício 1: 25 de maio e 26 de junho;
- Final do benefício 2: 26 de maio e 27 de junho;
- Final do benefício 3: 29 de maio e 28 de junho;
- Final do benefício 4: 30 de maio e 29 de junho;
- Final do benefício 5: 31 de maio e 30 de junho;
- Final do benefício 6: 1 de junho e 3 de julho;
- Final do benefício 7: 2 de junho e 4 de julho;
- Final do benefício 8: 5 de junho e 5 de julho;
- Final do benefício 9: 6 de junho e 6 de julho;
- Final do benefício 0: 7 de junho e 7 de julho.
Agora, você pode conferir o calendário para as pessoas que ganham mais de um salário mínimo.
- Final do benefício 1 e 6: 1 de junho e 3 de julho;
- Final do benefício 2 e 7: 2 de junho e 4 de julho;
- Final do benefício 3 e 8: 5 de junho e 5 de julho;
- Final do benefício 4 e 9: 6 de junho e 6 de julho;
- Final do benefício 5 e 0: 7 de junho e 7 de julho.
13º salário
Poderão receber a antecipação do 13º salário, as pessoas que estão recebendo em 2023 benefícios como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Não podem receber a antecipação do 13º salário as pessoas que recebem benefícios previdenciários de caráter assistencial. Um exemplo são as pessoas que fazem parte do Benefício Prestação Continuada (BPC), também pago pelo INSS.
