Por que não estou recebendo Auxílio-gás em maio?
Pagamentos do Bolsa Família estão sendo retomados nesta quinta-feira (18). Já os repasses do Auxílio-gás nacional terão que esperar mais um poucoNesta segunda-feira (18), centenas de usuários do Bolsa Família se surpreenderam ao checar os valores depositados nas suas contas. Segundo eles, os aguardados repasses do Auxílio-gás nacional não foram pagos em conjunto. Agora, essas pessoas querem saber o que aconteceu com o dinheiro.
Antes de mais nada é importante lembrar que os pagamentos do Auxílio-gás nacional possuem um caráter bimestral, ou seja, eles são feitos sempre a cada dois meses. Como já ocorreu um repasse no último mês de abril, o próximo está marcado para ocorrer apenas no mês de junho. Não há liberação marcada para maio.
Assim, não precisa se preocupar se o dinheiro do Auxílio-gás nacional não caiu na sua conta juntamente com o dinheiro do Bolsa Família. Trata-se de um procedimento normal. O cidadão vai ter que esperar mais algumas semanas para poder voltar a receber o dinheiro do benefício social de forma automática em sua conta.
Pagamentos bimestrais
A lei que cria o programa Auxílio-gás nacional estabelece que os pagamentos do benefício devem ser feitos sempre a cada dois meses. Os autores do projeto avaliaram que um botijão de gás pode ter duração de dois meses de uso. Assim, as famílias só precisariam receber a ajuda a cada 60 dias.
Tal regra é criticada por alguns setores da sociedade. Algumas pessoas dizem, por exemplo, que o período de duração do Auxílio-gás nacional varia muito a depender da situação de cada família. Casas com mais integrantes, por exemplo, tendem a precisar comprar um novo botijão em um intervalo mais curto de tempo.
No final do ano passado, o Congresso Nacional chegou a debater mudanças neste sistema. Uma das ideias apresentadas foi justamente a alteração no formato de pagamento do Auxílio-gás nacional, que poderia se tornar um projeto mensal. Contudo, a ideia foi rejeitada pela maioria dos parlamentares.
Além do Auxílio-gás
Como não há pagamentos do Auxílio-gás nacional programados para o mês de maio, resta ao cidadão usar o dinheiro do Bolsa Família. Nesta quinta-feira (18), os repasses estão sendo feitos para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1. Veja abaixo o calendário completo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de maio (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de maio (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de maio (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de maio (terça-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de maio (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de maio (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de maio (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de maio (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de maio (terça-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de maio (quarta-feira).