Veja quando receber a restituição do IR 2023
Receita Federal já liberou o primeiro lote. Veja quando ocorrem os demais.A restituição do Imposto de Renda 2023 ocorre em cinco lotes. O primeiro foi em 31 de maio, conforme anunciou a Receita Federal. Neste primeiro lote das restituições, foram pagos cerca de 7,5 bilhões para mais de 4,1 milhões de contribuintes. O maior da história do Imposto de Renda!
Os critérios de prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda, que segue a data de entrega, inclui os seguintes grupos:
- idosos acima de 80 anos; idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e demais contribuintes.
O segundo lote tem prazo de liberação ainda este mês, dia 30 de junho e os contribuintes já podem consultar a fim de identificar se estão inseridos nele. Na restituição, recebe uma ordem de pagamento quem realizou a declaração primeiro. Ou seja, quem declarou cedo, recebe mais cedo.
Apenas no primeiro lote de pagamento é que tem prioridade esses grupos mencionados anteriormente.
Como consultar o lote de restituição do IR?
As consultas podem ser feitas nos seguintes canais de comunicação:
- Pelo site da Receita Federal bastando preencher o CPF, data de nascimento;
- Pelo aplicativo de celular Meu Imposto de Renda disponível nas plataformas Android e iOS.
O pagamento do valor da restituição é feito diretamente na conta bancária informada no processo da declaração de IR, por meio da agência e conta ou via Pix.
Como funciona a restituição do Imposto de Renda?
Na restituição, recebe uma ordem de pagamento quem realizou a declaração primeiro. Ou seja, quem declarou antes, recebe mais cedo. Apenas no primeiro lote de pagamento é que tem prioridade esses grupos que mencionamos anteriormente.
O Governo não informa quando será o pagamento de cada pessoa. O que o contribuinte pode fazer é consultar os sites acima e, assim, conferir se o seu pagamento se dará naquela rodada.
A única certeza é de que as restituições ocorrem de acordo com a ordem de chegada das declarações. Veja a seguir o calendário com as datas das próximas restituições.
Calendário das Restituições do IR 2023
1º lote: 31 de maio; (já liberado)
2º lote: 30 de junho; (a liberar)
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 31 de agosto;
5º lote: 29 de setembro.