INSS: veja lista de medidas do Governo para zerar a fila
Em entrevista, presidente do INSS disse que está tomando uma série de medidas para tentar reduzir o tamanho da fila de espera. Veja lista completaQuase 2 milhões de pessoas de todas as regiões do país estão neste momento dentro da chamada fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São cidadãos que aguardam por uma resposta da autarquia. Para tentar resolver o problema, o Governo Federal montou uma espécie de força tarefa.
A começar pela mudança na presidência do Instituto. Alessandro Stefanutto é servidor de carreira do INSS e assumiu o cargo máximo da autarquia justamente com a missão de reduzir as filas de espera. De acordo com ele, o plano geral da sua gestão é tratar as pessoas que estão no aguardo com humanidade.
“A minha presidência é para humanizar a fila. Humanizar a fila é saber que não tem um CPF ali; tem uma pessoa que, se ficar mais de um mês sem receber, ela vai ter dificuldade”, disse ele
“Desde a elaboração do plano de governo, com o qual eu colaborei, havia um desconforto muito grande (por parte do presidente Lula) com essas pessoas na fila”, seguiu.
Stefanutto também garantiu que vai conseguir reduzir drasticamente a fila de espera até antes do final deste ano. “Tenho a convicção de que vamos entregar antes (de dezembro); mas, para isso, tem que trabalhar”, disse.
As medidas
Mas afinal de contas, quais são as medidas que estão sendo tomadas pelo INSS para reduzir a fila de espera? Abaixo, separamos algumas delas.
- Hora extra
Na última semana, o INSS publicou uma portaria estabelecendo o pagamento de um bônus para os atuais servidores que desejam atender mais casos dentro de um mesmo expediente. A regra vale tanto para o servidor administrativo, como também para o perito médico.
“Os processos estão sendo priorizados de acordo com o tempo de espera. Só estão sendo analisados os processos acima de 45 dias e os mais antigos têm prioridade”,
- Mais concursos
Nas últimas semanas, o INSS convocou cidadãos que passaram no último concurso público realizado no ano passado. Outras provas já estão no horizonte. Em entrevista, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), disse que o presidente Lula deverá autorizar mais seleções.
- Lembrete de consulta
O INSS já começou a enviar mensagens para pessoas que marcam as suas perícias médicas. A avaliação é de que hoje muitos cidadãos marcam e esquecem de comparecer ao local indicado na data marcada, fazendo com que a fila de espera aumente.
- Automação
Outro ponto que vai ser adotado pelo INSS é o aumento da automação. São casos de pedidos que poderão ser analisados automaticamente pelo sistema, ou seja, sem a necessidade de análise por parte de um servidor humano.
A fila de espera
Abaixo, você pode conferir a quantidade de pessoas que estão na fila de espera do INSS segundo dados mais recentes do portal da transparência:
- Perícia médica: 596.699
- Benefício assistencial à pessoa com deficiência: 437.077
- Aposentadoria por idade: 222.771
- Aposentadoria por tempo de contribuição: 134.399
- Pensão por morte: 122.683
- Salário-maternidade: 115.066
- Auxílio incapacidade temporário (avaliação administrativa):
78.906 - BPC (Benefício de Prestação Continuada): 74.517
- Auxílio-reclusão: 7.937
- Outros benefícios: 4.394
- TOTAL: 1.794.449