INSS não atualiza tamanho da fila de espera em portal
Portal da Transparência foi criado pelo governo federal para divulgar com mais clareza os números da fila do INSS atualmenteQual é o atual tamanho da fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Ninguém sabe a resposta para esta pergunta, nem mesmo o próprio Instituto. Não há atualizações oficiais sobre estes números em nenhum canal oficial do governo.
No início de julho, o Ministério da Previdência lançou uma espécie de portal da transparência na internet. Anunciado com pompas pela pasta, o plano era fazer com que o site desse mais transparência no processo de divulgação dos números, mas o fato é que os dados estão desatualizados desde junho.
No dia 5 de julho, quando lançou o portal, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) garantiu que as atualizações aconteceriam sempre a cada 30 dias. Contudo, o fato é que desde o lançamento do portal da transparência, nenhum número foi atualizado.
Motivo da paralisação no site do INSS
Mas qual é o motivo da paralisação? De acordo com o Ministro da Previdência, o atraso ocorre porque o sistema estaria esperando os primeiros resultados do pagamento de um bônus para os servidores da autarquia.
“Começamos a executar a medida provisória no dia 25, então não podemos apresentar a segunda etapa do painel sem computar os primeiros 30 dias do programa de tratamento da fila, que deve acontecer só no fim deste mês”, disse Lupi.
“A gente só começou dia 26 (julho), completa o primeiro mês no próximo 26 (agosto), daí uns dois, três dias para tabular e divulgar”, disse o ministro, que prometeu a atualização até 29 de agosto.
Crítica da Casa Civil
De acordo com informações de bastidores, o ministro da previdência já teria levado um chamado do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). Segundo estes bastidores, Costa teria cobrado uma resposta satisfatória sobre a não atualização dos dados do portal da transparência.
Perguntado sobre esta cobrança, Lupi se limitou a dizer que o procedimento de divulgação dos dados não está na gerência da Casa Civil e sim do INSS.
Críticas de Lula
O fato, no entanto, é que até mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já teceu críticas ao processo de aumento da fila de espera do INSS desde o início do ano.
“Se é falta de funcionário, a gente tem que contratar funcionário. Se é falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência”, disse Lula.
“Não há nenhuma explicação a não ser ‘eu não posso aposentar, porque eu não tenho dinheiro para pagar’. Se for isso, a gente tem que ser muito verdadeiro com o povo e dizer por que que tem essa fila”, disse o petista.