Enem 2021: inscrições do exame terminam no dia 14 de julho
As inscrições do Enem 2021 começaram a partir do dia 30 de junho, quarta-feira, e devem terminar no próximo 14 de julho. O pagamento da taxa de inscrição ocorre logo após o cadastro do aluno e termina no dia 19 de julho. Para alunos que estão no terceiro ano do ensino médio e que possuem cadastro no Cadastro Único, há a possibilidade de fazer a prova gratuitamente sem o pagamento da taxa de R$ 85.
Em suma, a prova deve ser divida em duas fases:
- 21 de novembro: para disciplinas da área de humanas e redação.
- 28 de novembro: para disciplinas voltadas para as exatas.
Para aqueles que desejam realizar a prova e serem chamados pelo nome social, também há a possibilidade de fazer essa solicitação entre os dias 19 a 23 de julho.
Enem 2021 e a redação
Especialistas argumentam que é pouco provável que o tema da redação seja voltado para a Covid-19 no Brasil e sim, para os problemas que foram causados durante a pandemia como o desemprego e até mesmo a dificuldade de algumas mulheres em considerarem cuidar dos filhos e trabalhar em Home Office. A violência doméstica teve aumentos expressivos durante o isolamento social junto aos números de divórcios. Esses podem ser temas originados e que também envolvem a crise sanitária.
Para que o aluno consiga se inscrever no FIES ou no SISU, é necessário que ele tenha tirado mais de 0 na redação. E, para isso, é importante que ele não fuja do tema ao adicionar assuntos sem pertinência ao que foi solicitado.
O Fies serve para aqueles que desejam estudar em faculdades e universidades privadas e que precisam de um financiamento, enquanto o SISU serve para que o estudante consiga entrar em uma graduação pública de ensino como a UFMG, USP e UFSC.
Nos acompanhe para saber mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM 2021.
Leia também: Enem Digital: mais de 100 mil vagas serão oferecidas