segunda-feira,
27 de outubro de 2025

Wellington Dias diz ter apoio de Lula sobre vaga em Ministério

Ministro responsável pelos pagamentos de programas como Bolsa Família e Auxílio-gás nacional sinaliza que Ministério não será dividido

- Anúncio -

O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome vai ser dividido? Ainda não há uma resposta concreta para esta pergunta. Em entrevista à Folha de São Paulo nesta semana, o ministro Wellington Dias (PT), sinalizou que não.

“Eu me sinto apoiado pelo presidente para cumprir as metas que ele estabeleceu com o povo”, afirmou Dias ao jornal. O chefe da pasta vem defendendo que uma divisão do ministério poderia gerar uma série de problemas para a área de combate à fome.

“Quando se separou o Auxílio Brasil [antecessor do novo Bolsa Família] desses programas sociais, o que aconteceu? Não foi só a pandemia, cresceu a fome, cresceu a pobreza e a extrema pobreza, cresceu a população de rua, enfim, uma situação social grave”, afirmou Dias.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

“O presidente sabe mais do que ninguém que Bolsa Família é mais que transferência de renda. Mas ele tem que estar integrado. Aqui são 33 programas, porque não é só transferir dinheiro”, completou o ministro.

A força do Ministério

Não estamos falando de qualquer ministério. A pasta do Desenvolvimento Social tem nada menos do que o maior orçamento da esplanada em 2023, e a tendência natural é que os valores se repitam no decorrer dos próximos anos.

Para além do orçamento, o Ministério do Desenvolvimento Social já é conhecido por tem uma ampla penetração nos municípios. Afinal de contas, é esta a pasta que comanda os pagamentos de programas sociais que chegam ao eleitor mais pobre, como o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional.

Essas características fazem deste o ministério mais cobiçado pelo centrão. Vale lembrar que durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a pasta foi entregue ao grupo, por meio do deputado João Roma, que comandou o Ministério da Cidadania.

Reunião em Brasília

Mesmo depois de afirmar que o ministério não vai ser desmembrado, o fato é que Wellington Dias foi convocado para uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (30). O assunto do encontro está sendo mantido em sigilo pelo governo. 

Mas é fato que os rumores não param de crescer. Na entrevista à Folha, Dias reconheceu que é preciso dialogar com a oposição.

“O fato é real. A gente elegeu Lula presidente, Geraldo Alckmin vice, mas com minoria na Câmara e no Senado. É normal, na política, o diálogo para a composição de governo, e não é simples”, disse Wellington Dias na entrevista para o jornal.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana