FGTS Digital e as mudanças que estão por vir
A fase de testes com as empresas segue até o dia 10 de novembroO Ministério do Trabalho e Previdência Social lançou o portal de informações do FGTS Digital. Este portal cria expectativas em torno da utilização do novo sistema que promete melhorias no processo realizado mensalmente pelos empregadores.
De acordo com informações do Governo Federal, criou-se o FGTS Digital especialmente para desburocratizar os processos relacionados ao FGTS.
Com a nova ferramenta, é possível conferir os principais benefícios e facilidades do FGTS Digital, como por exemplo, a emissão de guias, consulta de extratos de pagamento, verificação de débitos em aberto e pagamentos via Pix.
As empresas dos eSocial dos grupos 1, 2,3 e 4 já iniciaram os testes que seguem até o dia 10 de novembro. Os testes de uso do sistema podem garantir aos empregadores uma transição tranquila e evitar dificuldades ou problemas quando houver a substituição em janeiro de 1° de janeiro de 2024.
Vejamos mais detalhes sobre o funcionamento do FGTS Digital. Além disso, iremos apresentar quais são os serviços disponíveis e como você pode acessar o novo portal.
Objetivos do FGTS Digital
O principal objetivo do FGTS Digital é a simplificação, desburocratização e a redução do tempo gasto pelas empresas no recolhimento do FGTS.
Para os trabalhadores, será a garantia de que os valores serão efetivamente depositados em suas contas.
Além disso, a plataforma aumentará a transparência da cobrança e garantirá que os direitos dos trabalhadores se cumpram realmente pelos empregadores.
Mas para que a alternativa seja viável, será utilizado o banco de dados presente no eSocial e os débitos já serão individualizados desde a origem por meio do CPF, um dos principais instrumentos de identificação dos trabalhadores.
Pagamento do FGTS pelo Pix
Agora, a grande novidade é a forma de pagamento. O Pix será a nova ferramenta de pagamento do FGTS e promete trazer ganhos em confiabilidade, agilidade e facilidade, otimizando o processo de individualização da conta do trabalhador.
Os boletos de pagamento do FGTS podem ter emissão no portal FGTS Digital ou no próprio ambiente web do eSocial.
Além disso, o FGTS Digital também criará sistemas próprios para gerenciar, controlar e automatizar os procedimentos de restituição e/ou compensação de valores pagos indevidamente.
Como resultado, isso tornará mais fácil para o empregador compensar ou recuperar esses valores.