Usuários do Bolsa Família poderão ter passe livre em transporte público
Proposta em questão ainda está em discussão dentro de Câmara de Vereadores. Em caso de aprovação, a medida valeria apenas para a cidade de São PauloA Câmara Municipal da cidade de São Paulo começou a debater nesta semana um projeto para implementar a chamada Tarifa Zero em transportes públicos. A medida, no entanto, não valeria para todas as pessoas, mas apenas para os cidadãos que recebem o dinheiro do programa Bolsa Família.
A proposta está começando a ser debatida cerca de um ano depois de o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciar a Tarifa Zero em transportes públicos para todos os moradores da capital paulista. Contudo, até agora esta promessa não foi cumprida.
Os debates
De acordo com informações colhidas pelo portal Metrópoles, os vereadores começarão a discutir a nova proposta nas próximas semanas, em conjunto com a equipe do prefeito. A ideia é inserir este novo dispositivo que libera o passe livre para os usuários do Bolsa Família, dentro do plano de orçamento para o ano de 2024.
Caso este caminho se concretize, a medida que prevê a passagem gratuita para este público poderia começar a valer já a partir do próximo ano, ou seja, justamente no ano eleitoral. O prefeito Ricardo Nunes já anunciou que pretende disputar a reeleição.
Ao todo, a Secretaria Municipal da Fazenda da cidade de São Paulo vem estimando um orçamento de R$ 110,7 bilhões para o próximo ano. Destes, cerca de R$ 14 bilhões seriam reservados para os investimentos.
Bolsa Família em São Paulo
Dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome apontam que pouco mais de 21 milhões de pessoas estão dentro do sistema de pagamentos do Bolsa Família em todas as regiões do país. Trata-se do maior programa de transferência de renda do Brasil.
Especificamente na cidade de São Paulo, estima-se que pouco mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiárias do programa. Este é o número de cidadãos que poderiam ser impactados pelo projeto, caso ele seja aprovado e sancionado até o final deste ano.
Tarifa Zero em Curitiba
São Paulo não é, no entanto, a única cidade que está debatendo a implementação da Tarifa Zero neste ano pré-eleitoral. Curitiba, no Paraná, também iniciou os debates em torno deste assunto. Na última sexta-feira (6) , o tema entrou na pauta da Comissão Especial do Transporte da Câmara de Vereadores.
“Até novembro, os membros do colegiado da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) devem votar um relatório que apontará caminhos que possam ajudar a prefeitura a buscar a redução do valor da passagem ou até mesmo subsidiar o valor total da tarifa para os usuários”, diz a prefeitura da cidade.