Bolsa Família vai ter aumento de valor? ministro responde

Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) falou pela primeira vez sobre um possível aumento no Bolsa Família
- Anúncio -

O Bolsa Família vai ter um aumento no ano de 2024? Esta é uma pergunta que certamente está rondando na cabeça de muitos usuários neste momento. Afinal de contas, um aumento seria importante para que o valor pago não tivesse uma queda no poder de compra.

Hoje, o Bolsa Família do governo federal não conta com um valor unitário. Todas as famílias partem de uma base de R$ 600. Mas este valor pode ser elevado ou até mesmo reduzido a depender de uma série de questões.

Valor do Bolsa Família vai subir?

Nesta semana, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), foi questionado sobre este assunto. De acordo com ele, um possível aumento no valor do Bolsa Família só vai ser debatido no ano de 2024.

Assim, é possível adiantar que no próximo ano não há previsão de aumento. Como os debates devem ocorrer apenas em 2024, a ideia é estabelecer uma elevação que poderia começar a ser paga apenas a partir do ano de 2025.

O que disse Dias?

“O valor que repassamos para cada família leva em conta vários fatores. Do ponto de vista da referência do valor do pagamento, levamos em conta o custo do alimento, levamos em conta a própria política do salário-mínimo, temos fatores vinculados à inflação, vinculados à moeda, o câmbio.”

“Ou seja, o valor que repassamos para cada família leva em conta vários custos, mas ali no começo do ano (que vem) vamos tratar disso. O presidente Lula de um lado é muito sensível e são as prioridades para os mais pobres, mas também ele trabalha com muita responsabilidade fiscal. Em 2024 é que vamos tomar essa decisão.”

Bolsa Família segue

Mesmo sem aumento, o fato é que o Bolsa Família segue realizando os seus pagamentos regulares nesta semana. Nesta segunda-feira (23), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4.

Para estas pessoas, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã. A expectativa é para que até o dia 31 de outubro, o Bolsa Família atenda mais de 21 milhões de usuários de todas as regiões do país.

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de outubro.

  • Usuários com NIS final 1:  18 de outubro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  19 de outubro  (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 20 de setembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de outubro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de outubro  (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  26 de outubro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  27 de outubro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de outubro (terça-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis