quarta-feira,
26 de novembro de 2025

Bolsa Família vai ter aumento de valor? ministro responde

Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) falou pela primeira vez sobre um possível aumento no Bolsa Família

- Anúncio -

O Bolsa Família vai ter um aumento no ano de 2024? Esta é uma pergunta que certamente está rondando na cabeça de muitos usuários neste momento. Afinal de contas, um aumento seria importante para que o valor pago não tivesse uma queda no poder de compra.

Hoje, o Bolsa Família do governo federal não conta com um valor unitário. Todas as famílias partem de uma base de R$ 600. Mas este valor pode ser elevado ou até mesmo reduzido a depender de uma série de questões.

Valor do Bolsa Família vai subir?

Nesta semana, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), foi questionado sobre este assunto. De acordo com ele, um possível aumento no valor do Bolsa Família só vai ser debatido no ano de 2024.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Assim, é possível adiantar que no próximo ano não há previsão de aumento. Como os debates devem ocorrer apenas em 2024, a ideia é estabelecer uma elevação que poderia começar a ser paga apenas a partir do ano de 2025.

O que disse Dias?

“O valor que repassamos para cada família leva em conta vários fatores. Do ponto de vista da referência do valor do pagamento, levamos em conta o custo do alimento, levamos em conta a própria política do salário-mínimo, temos fatores vinculados à inflação, vinculados à moeda, o câmbio.”

“Ou seja, o valor que repassamos para cada família leva em conta vários custos, mas ali no começo do ano (que vem) vamos tratar disso. O presidente Lula de um lado é muito sensível e são as prioridades para os mais pobres, mas também ele trabalha com muita responsabilidade fiscal. Em 2024 é que vamos tomar essa decisão.”

Bolsa Família segue

Mesmo sem aumento, o fato é que o Bolsa Família segue realizando os seus pagamentos regulares nesta semana. Nesta segunda-feira (23), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4.

Para estas pessoas, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã. A expectativa é para que até o dia 31 de outubro, o Bolsa Família atenda mais de 21 milhões de usuários de todas as regiões do país.

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de outubro.

  • Usuários com NIS final 1:  18 de outubro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  19 de outubro  (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 20 de setembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de outubro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de outubro  (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  26 de outubro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  27 de outubro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de outubro (terça-feira).

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana