Auxílio-gás: confira calendário da próxima liberação
Governo Federal já definiu detalhes sobre a próxima liberação do Auxílio-gás nacional. Usuário já pode conferir a sua data de recebimentoDesde que o governo federal concluiu os pagamentos de outubro do Auxílio-gás nacional, milhões de usuários de todas regiões do país só querem saber de uma coisa: os pagamentos de novembro. Afinal de contas, quando as liberações serão retomadas pelo poder executivo.
A boa notícia é que não é mais preciso esperar por esta resposta. O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, órgão responsável pelos pagamentos do Auxílio-gás nacional, já confirmou a data da próxima liberação do benefício.
Pagamentos bimestrais do Auxílio-gás
Ao contrário do Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um benefício de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como um repasse já foi feito em outubro, o próximo deve ser pago apenas em dezembro deste ano. Não há, portanto, nenhuma liberação programada para novembro.
Sempre que um pagamento do Auxílio-gás nacional é feito, o governo considera uma divisão por grupos com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Os repasses são feitos sempre nos 10 últimos dias úteis do mês.
Em dezembro, no entanto, haverá uma pequena mudança neste sentido. O usuário seguirá tendo que atentar no final do seu NIS, mas os repasses serão feitos nos 10 últimos dias úteis antes do natal, para que todos os usuários recebam o saldo antes das festas de fim de ano.
O calendário
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de liberações do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de dezembro.
- Usuários com NIS final 1: 12 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 2: 13 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 14 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 15 de dezembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 18 de dezembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 6: 19 de de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 7: 20 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 21 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 22 de dezembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro (sábado).
O que fazer para receber em dezembro
Ainda de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, as regras de entrada no Auxílio-gás nacional seguirão basicamente as mesmas em novembro. Para ter direito ao benefício é necessário seguir as normas abaixo:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660);
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Se você ainda não está no Cadúnico, a hora de entrar na lista é agora. O cadastro único é uma espécie de inscrição do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social em todo o país.