domingo,
19 de outubro de 2025

13º salário: veja até quando você pode receber 1ª parcela

Com a chegada do final do ano, milhões de trabalhadores querem saber quando eles poderão receber o dinheiro relativo ao 13º salário

- Anúncio -

Já estamos na reta final do ano de 2023, e milhões de trabalhadores só pensam em uma coisa: o 13º salário. Mas afinal de contas, quando o saldo será depositado na conta dos usuários? Até quando eles poderão receber os valores?

De acordo com as informações do Ministério do Trabalho, os empregados formais precisam receber a 1ª parcela do 13º salário ao menos até o dia 30 de novembro. Neste primeiro pagamento, o cidadão vai receber o equivalente a 50% do seu 13º devido.

Já a segunda parcela do 13º salário poderá ser paga até o dia 20 de dezembro deste ano, ou seja, até pouco antes das festas de natal e de ano novo. Nesta segunda rodada, o cidadão vai poder receber os 50% restantes, mas com os possíveis descontos do Imposto de Renda e também do INSS.

Quem vai receber o 13º salário

Os pagamentos do 13º salário são voltados para as pessoas que atuam com carteira assinada e que tenham trabalhado por ao menos 15 dias no ano corrente. Além disso, eles também não podem ter sido demitidos por justa causa para ter este direito.

O 13º salário também pode ser pago para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Servidores públicos também podem receber o montante ao final de cada ano, sempre respeitando os prazos já listados.

Santos anuncia antecipação

Na última semana, a prefeitura da cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, anunciou que vai antecipar os pagamentos do 13º salário para cerca de 11 mil servidores ativos e 8 mil servidores inativos da gestão municipal.

Segundo a prefeitura, a ideia é liberar o saldo já no dia 6 de dezembro. A decisão foi confirmada pelo prefeito Rogério Santos, ainda na última sexta-feira (10).

“A antecipação da segunda parcela do 13º salário e da folha salarial é a valorização e o respeito ao trabalho do servidor público da Prefeitura de Santos”, disse o prefeito.

“Além disso, trata-se de uma ação feita com planejamento e transparência, que traz benefícios para a economia da Cidade como um todo, pois injeta recursos importantes no fim de ano”, completou Rogério Santos.

Em Santos, o pagamento da primeira parcela do 13º salário ocorreu no último mês de junho. Considerando os repasses da segunda parcela e os pagamentos regulares dos meses de novembro e dezembro, a prefeitura local estima que aproximadamente R$ 50 milhões serão injetados na economia da cidade em um intervalo de menos de um mês.

Embora existam prazos para os pagamentos deste adicional de final de ano, o fato é que as datas de liberação podem variar a depender do empregador. Neste sentido, os servidores públicos precisam ficar de olho nas decisões das suas gestões locais.

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Para você, o 13º é para...?

Investir
Pagar
Comprar

Como está seu orçamento agora?

Positivo
Apertado
Equilibrado

13º no Fim de ano combina com...?

Futuro
Alívio
Festas