Dúvidas? Veja lista completa de contatos oficiais do Bolsa Família
Qualquer usuário do Bolsa Família pode entrar em contato com a gestão do programa. Veja a lista completa de canais de atendimentoMais de 21 milhões de pessoas de todo o país estão aptas ao recebimento do Bolsa Família neste mês de novembro. A grande maioria delas já está recebendo o saldo normalmente. Entretanto, alguns cidadãos ainda têm dúvidas sobre estes repasses.
Tais famílias querem saber quais são os contatos oficiais de atendimento do Bolsa Família e como eles funcionam de fato. Esta é uma informação importante porque em tempos de fraudes e golpes, é fundamental que os usuários se baseiem sempre nos contatos oficiais de cada caso.
Neste sentido, separamos abaixo uma série de canais oficiais do Bolsa Família e como cada um deles funciona na prática.
Como entrar em contato com o Bolsa Família
- Telefone 121
O telefone 121 do Ministério do Desenvolvimento Social é um dos canais mais conhecidos pelos usuários do programa social. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é completamente gratuita.
- Caixa 111
Outro canal de atendimento voltado exclusivamente para os usuários do Bolsa Família é o 111, gerido pela Caixa Econômica Federal. Neste caso, a ligação pode ser feita em qualquer dia, e em qualquer horário.
- Caixa Cidadão
Falando em Caixa Econômica, o cidadão também pode usar o número 0800 726 0217 para tirar dúvidas relacionadas aos pagamentos do Bolsa Família. Neste caso, o atendimento humano funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. O atendimento eletrônico funciona 24 horas por dia.
Um dos meios mais recentes de contato com o Bolsa Família é através do WhatsApp. Basta salvar o número +55 61 4042 1552 no seu celular, enviar uma mensagem e aguardar pela resposta. A consulta está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Como entrar no programa
Se você ainda não faz parte do Cadúnico do governo federal, é preciso providenciar a entrada o quanto antes. A inscrição no sistema é de responsabilidade das prefeituras. Assim, a dica é entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como o processo funciona na sua cidade.
Na grande maioria dos casos, a inscrição no Cadúnico é feita nos chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Em todas as cidades, a inscrição precisa ser feita de maneira presencial, por ao menos um integrante da família, que deve ser preferencialmente uma mulher.
Importante lembrar que mesmo as pessoas que entram no Cadúnico, não estão automaticamente garantidas no Bolsa Família. É preciso aguardar até que o Ministério do Desenvolvimento Social selecione o seu nome.