Prouni: prazos para as bolsas terminam nesta sexta-feira (16)
Os prazos para realizar as inscrições para o Prouni terminam nesta sexta-feira (16) e, para que o aluno ou professor consiga se candidatar, é necessário levar em consideração a renda:
- Bolsa de 50% para quem recebe até três salários mínimos;
- 100% para quem recebe menos de 1,5 salário mínimo.
Qual a diferença do Prouni para o FIES?
Uma das dúvidas mais comuns entre aqueles que pretendem se inscrever é sobre as bolsas, visto que também existe o FIES, Fundo de Financiamento Estudantil. Em suma, o FIES se trata de um financiamento que você começa a pagar à faculdade a juros baixos somente após se formar.
E, enquanto isso, o Prouni se trata de garantir a bolsa de desconto, parcial ou integral, para pessoas de baixa renda. Dessa forma, não há a necessidade de começar a pagar depois que se forma.
Prouni e os requisitos
O Prouni tem alguns requisitos para aqueles que desejam participar, o primeiro deles é a renda que, como já visto, deve ser de até três salários mínimos. Outro ponto, que também deve ser destacado, é a média obtida na sua prova do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.
O mínimo de nota de corte que é exigida pelo Prouni é de 450 e garante a bolsa aqueles que tiverem os maiores valores. Neste caso, é necessário que o estudante ou professor não tenha zerado a redação da prova. Para não zerar, é preciso tomar cuidado com o tema para que não fuja dele ou não adicione informações irrelevantes sobre o assunto.
Como se inscrever
Para se inscrever no processo é bastante simples, basta ir até o site oficial do Prouni ao clicar aqui. Depois disso, clique em “pesquisar Bolsas”, um botão laranja já no começo da sua tela. Insira o nome do curso que deseja estudar (como medicina, história, letras e outros) e espere o sistema carregar.
VEJA TAMBÉM: PROUNI: inscrições começam nesta terça-feira (13)