Usuários protestam contra dificuldades de atendimento no Cadúnico
Manifestantes chegaram a fechar vias por completo na cidade do Recife, em Pernambuco. O motivo: problemas no atendimento do CadúnicoProblemas no atendimento no Cadúnico em todo o Brasil nos últimos acabaram causando uma série de protestos nas redes sociais. No Recife, em Pernambuco, manifestantes chegaram a ir às ruas para protestar pela situação.
Na capital pernambucana, os manifestantes bloquearam os dois sentidos da Avenida Cruz Cabugá, que fica localizado no bairro de Santo Amaro, na região Central do Recife. Eles pediam por melhorias nas condições de atendimento do Cadúnico.
A manifestação começou desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (30). Os manifestantes atearam fogo em objetos, como pneus, no meio da pista. A paralisação aconteceu próxima da sede do Cadúnico do governo federal.
A reclamação
“Desde sexta-feira que estou vindo aqui. Coloca uma placa e divulga, mas não tem informação, não tem nada. […] Estou com o Bolsa Família desde maio cortado, estou com atestado, meus remédios, como vou comprar sem [o Bolsa Família]?”, disse a dona de casa Edna Maria Barbosa.
“A gente vem ao Cras central para renovar o cadastramento de auxílios. Dizem que tem problema e adiam tudo. Estamos cansados. Queremos resposta concreta”, disse outro manifestante.
O que diz a prefeitura sobre o Cadúnico
Procurada por veículos de imprensa, a Secretaria Executiva da Assistência Social do Recife afirmou que na sexta-feira (26), e na segunda-feira (29), o sistema de atendimento do Cadúnico “passou por manutenção programada e os usuários do serviço foram informados com antecedência”.
Já nesta terça-feira (30), estaria ocorrendo uma “intercorrência na internet” da Central de Cadastro Único, em Santo Amaro.
O que é o Cadúnico?
O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil. É a partir destes dados, que as mais diversas esferas de governo podem traçar estratégias de ajuda para esta população.
De fato, ao entrar no Cadúnico, o cidadão passa a ter chances de receber uma série de vantagens como:
- receber o Bolsa Família;
- receber o Auxílio-gás nacional;
- ter descontos na conta de luz através da Tarifa Social de Energia Elétrica;
- ter descontos e isenções completas em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou ainda em concursos públicos.
É importante lembrar que ao entrar no Cadúnico o cidadão não estará automaticamente dentro de um programa social. Mesmo porque os projetos possuem regras próprias.
No caso do Bolsa Família, por exemplo, para além do Cadúnico, o usuário também precisa ter uma renda per capita de até R$ 218 por mês, para se tornar elegível.