INSS: Divulgado calendário oficial de pagamentos de fevereiro
Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS já podem conferir quando os pagamentos de fevereiro serão feitos nas suas contasFalta cada vez menos para a retomada dos pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com as informações oficiais, as liberações de fevereiro serão iniciadas na sexta-feira (23).
Assim como nos meses anteriores, a expectativa geral do Instituto é atender pouco mais de 39 milhões de pessoas de todas as regiões do país.
Consultado a minha data
Não é preciso sair de casa para saber quando você poderá receber o saldo na sua conta. Basta atentar para o final do seu número do benefício, desconsiderando o numeral que está disposto depois do dígito verificador.
A partir deste momento, o segurado precisa verificar qual é o valor do seu benefício. Assim como nos meses anteriores, existem dois calendários. Um deles é voltado apenas para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional, ou seja, o salário mínimo no valor de R$ 1.412.
- Final 1: 23 de fevereiro;
- Final 2: 26 de fevereiro;
- Final 3: 27 de fevereiro;
- Final 4: 28 de fevereiro;
- Final 5: 29 de fevereiro;
- Final 6: 1 de março;
- Final 7: 4 de março;
- Final 8: 5 de março;
- Final 9: 6 de março;
- Final 0: 7 de março.
Já o segundo calendário é voltado para todos os segurados que recebem qualquer valor acima de R$ 1.412. Veja abaixo:
- Finais 1 e 6: 1 de março;
- Finais 2 e 7: 4 de março;
- Finais 3 e 8: 5 de março;
- Finais 4 e 9: 6 de março;
- Finais 5 e 0: 7 de março.
Consultado o extrato do INSS
A data do pagamento do INSS também pode ser consultada de maneira remota através do sistema do site ou aplicativo do Meu INSS. Nos dois casos, é importante que o segurado tenha um login no Gov.BR, para que ele consiga entrar em sua conta.
Através do site ou app do Meu INSS, o segurado conseguirá:
- verificar informações como o extrato de pagamento de benefícios;
- verificar os valores a serem recebidos no próximo calendário;
- conferir as datas de pagamento;
- agendar ou remarcar perícias.
Fila do INSS
Mais de 1 milhão de brasileiros estão neste momento na fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número assusta, mas o governo federal segue defendendo a ideia de que vai conseguir melhorar a situação.
“O problema da fila não é ter 1 milhão, 2 milhões ou 3 milhões esperando, mas que a gente possa atender as pessoas rápido. O nosso desafio, ainda que tenha 2 milhões de pessoas esperando, é que elas não esperem mais do que 30 dias”, afirmou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
“Quando se fala zerar fila, o que você quer falar na verdade é que nós vamos ter um tempo de atendimento razoável para que a pessoa tenha a sua necessidade suprida”, seguiu ele.