Detran SP: saiba como realizar o agendamento e ver multas
A pandemia não foi uma razão para que o Detran de SP parasse de realizar os seus serviços. Dessa forma, com a digitalização das atividades, conseguiram manter na ativa vários pontos importantes como as multas e os agendamentos.
Vale ressaltar um ponto importante: não são todos os serviços que precisam de agendamento (caso o que esteja procurando não fique presente no site do Detran-SP, você pode comparecer presencialmente sem a consulta).
Para quem teve a CNH vencida, também há a opção de clicar em “Renovação simplificada da CNH”. Vale ressaltar que não é permitido, perante a lei, andar com a carteira de trânsito vencida.
Para realizar a renovação, basta fazer os novos testes (psicotécnicos e físicos) e também análise de visão, principalmente para aqueles que usam óculos na direção. Isso porque se o grau do óculos estiver muito abaixo e o motorista não enxergar corretamente, ele deve refazer a lente.
Como saber se tenho multas?
Para saber se você tem multas no Detran (seja por excesso de velocidade ou outras), basta que você clique em “CNH – Habilitação” e depois em “Pontos da CNH”.
Para ter acesso aos dados, entretanto, você terá que responder a algumas perguntas específicas do seu automóvel ou então, fazer um cadastro com o seu CPF e uma senha. Caso já tenha feito o cadastro e não se lembra da senha, também há a opção de renovar através do email. Tudo ocorre de forma rápida e prática.
Dependendo do dia em que recebeu a multa, o motorista também tem um prazo máximo para realizar a contestação da mesma.
É através do mesmo site que os motoristas também conseguem fazer a liberação do pagamento do IPVA, que é o imposto pago por carros com menos de 20 anos de idade.
Não esqueça de acompanhar o OTrabalhador para saber mais sobre direitos do trabalhador e das empresas.