Bolsa Família: dicas para evitar bloqueios em abril
Governo federal deve retomar pagamentos do Bolsa Família neste mês de abril. Veja dicas para evitar bloqueios do benefícioO governo federal deve retomar em breve os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, as liberações devem ser retomadas a partir do próximo dia 17.
Ao todo, a expectativa é de que pouco mais de 20 milhões de pessoas estejam aptas ao recebimento do benefício neste mês de abril. O número é relativamente o mesmo que também foi registrado nos meses anteriores, de acordo com as informações oficiais.
Mas ao contrário do que muita gente pensa, nem todo mundo que recebeu o Bolsa Família nos meses anteriores, está garantido nos pagamentos de abril. É possível que algumas pessoas sejam excluídas por motivos diversos.
Mesmo por isso, separamos abaixo uma série de dicas para evitar que você esteja entre as pessoas que devem perder o direito de receber o Bolsa Família neste mês de abril.
Como evitar bloqueio no Bolsa Família
- Atualize o Cadúnico
A principal dica para evitar problemas com o Bolsa Família é manter o Cadúnico sempre atualizado. A atualização precisa ser realizada ao menos uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família como uma morte ou nascimento, por exemplo.
- Não minta
Outra dica bastante importante é não mentir sobre nenhuma informação no seu cadastro do Cadúnico. Também não é recomendável omitir algum dado importante. O Ministério pode cruzar informações com outros órgãos e bloquear a sua conta por inconsistência de dados.
- Atenção para as condicionantes
Também é muito importante prestar bastante atenção aos condicionantes aplicados pelo governo. Quem está no Bolsa Família precisa manter a carteira de vacinação dos filhos sempre atualizada. O mesmo vale para a frequência escolar e para os exames pré-natal das usuárias gestantes.
Pagamentos de abril
Como dito, os pagamentos de abril devem ser iniciados no próximo dia 17. Mas para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo primeiro.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de liberações do Bolsa Família para este mês de abril, com base nas informações disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.