Novo golpe preocupa usuários do Bolsa Família. Veja como se proteger
Governo federal e prefeituras de cidades alertam para a ocorrência de golpes envolvendo o Bolsa Família. Veja como se protegerConsiderado o maior programa de transferência de renda do país, o Bolsa Família atende atualmente pouco mais de 21 milhões de pessoas. Em comum, há o fato de que todos estes usuários estão em situação de vulnerabilidade social, e encontram dificuldades para se manter.
E é justamente este público mais vulnerável que está no foco de criminosos mais uma vez. Quadrilhas estão se aproveitado da vulnerabilidade destas pessoas para aplicar golpes envolvendo os pagamentos do Bolsa Família. Por isso, a dica é atentar para evitar se tornar mais uma vítima.
O caso de Bauru
Nesta semana, a Prefeitura de Bauru, em São Paulo, decidiu se manifestar sobre a situação. De acordo com a gestão municipal, não são poucos os relatos de usuários do Bolsa Família que estariam sendo assediados por criminosos nos últimos dias.
“A Secretaria do Bem Estar Social (Sebes) orienta os beneficiários do Programa Bolsa Família para que não sofram golpes. Recentemente, a pasta identificou que pessoas entraram em contato com beneficiários”, diz órgão municipal.
A prefeitura diz na nota que os usuários devem evitar clicar em links que são enviados através do WhatsApp. Além disso, a secretaria também sustenta que o cidadão não deve repassar as suas senhas ou dados pessoais, mesmo que a pessoa se apresenta como um funcionário da prefeitura.
“Por fim, importante destacar que nenhuma atualização cadastral é realizada por telefone ou WhatsApp, sendo feita somente no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que atende a região do morador”, diz a gestão.
Bolsa Família volta no dia 17
O governo federal já confirmou que os pagamentos do Bolsa Família serão retomados no próximo dia 17. Para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 17 de maio;
- Usuários com NIS final 2: 20 de maio;
- Usuários com NIS final 3: 21 de maio;
- Usuários com NIS final 4: 22 de maio;
- Usuários com NIS final 5: 23 de maio;
- Usuários com NIS final 6: 24 de maio;
- Usuários com NIS final 7: 27 de maio;
- Usuários com NIS final 8: 28 de maio;
- Usuários com NIS final 9: 29 de maio;
- Usuários com NIS final 0: 31 de maio.
As pessoas que residem em cidades do Rio Grande do Sul que se encontram em estado de emergência por causa das fortes chuvas que atingem o estado não precisarão seguir o calendário acima.
Todas elas poderão receber o Bolsa Família no dia 17, independente do final do NIS. A informação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.