Nova antecipação do 13º salário é anunciada. Veja quem será contemplado
Pagamento do 13º salário é um dos momentos mais aguardados por milhões de trabalhadores de todas as regiões do paísRecentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a antecipação dos pagamentos do 13º salário. Esta medida, no entanto, não atende todos os trabalhadores brasileiros, mas sim os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Agora, uma nova decisão deve atender mais uma parcela dos brasileiros. Ainda na última semana, o governo do estado do Rio Grande do Sul anunciou que vai antecipar os pagamentos da primeira parcela dos servidores públicos do estado.
O motivo é claro: ajudar as pessoas que foram atingidas pela tragédia que assola o Rio Grande do Sul há pelo menos duas semanas. Dados mais recentes da Defesa Civil indicam que mais de 140 pessoas morreram e milhares de gaúchos perderam absolutamente tudo nas enchentes.
Os pagamentos do 13º salário
De acordo com informações divulgadas pelo governador Eduardo Leite, a ideia é iniciar o processo de antecipação dos pagamentos do 13º salário até o dia 15 de junho. Ele disse, no entanto, que o valor poderá ser pago ainda antes desta data.
“Esse desastre afetou praticamente todos os municípios do Estado. Então, estamos antecipando a metade do 13º salário dos servidores para pagamento até 15 de junho. Esse é o prazo-limite, mas faremos o pagamento o mais rapidamente possível. Isso representa 900 milhões de reais liberados pelo Estado”, afirmou Leite.
Também na última semana, o governo federal anunciou a antecipação dos seus benefícios. De acordo com o poder executivo, o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional, por exemplo, serão pagos já na quinta-feira (17) para o público gaúcho.
Além do 13º salário
Na mesma coletiva, Leite também anunciou que o Banrisul deverá anunciar a qualquer momento a possibilidade de suspensão de débito dos financiamentos de consignados dos servidores que foram atingidos pelo desastre nos últimos dias.
“Também é uma forma de dar um suporte extra aos servidores neste momento”, pontuou Eduardo Leite.
Mais chuvas no Rio Grande do Sul
Leite também fez uma alerta aos gaúchos. De acordo com ele, a previsão dos meteorologistas é de que o estado ainda deverá sofrer com fortes chuvas que estão sendo projetadas para esta semana. Por isso, a dica para quem perdeu tudo é seguir nos abrigos que foram montados em todo o estado.
“Peço apoio para que mantenhamos o alerta e o Estado sob atenção, porque temos expectativa de chuvas que vão impactar diversas localidades. Então, não retornem para áreas de risco. Teremos volume de chuva que devem trazer ainda muitos transtornos e possibilidade de novos deslizamentos”, alertou.