Imposto de Renda: sua restituição está atrasada? entenda o que aconteceu
Milhares de contribuintes afirmam que deveriam ter recebido a restituição do Imposto de Renda na sexta-feira (31), mas dinheiro não foi depositadoMuita gente fez planos com o dinheiro, mas o fato é que ele ainda não foi depositado. De acordo com relatos de usuários nas redes sociais, alguns contribuintes que estavam esperando pela restituição do Imposto de Renda na última sexta-feira (31) ainda não receberam nada.
O atraso está sendo registrado mesmo no caso de pessoas que conseguiram confirmar que estão entre os cidadãos aptos ao recebimento do primeiro lote do saldo. Ao menos até aqui, ele alegam que não conseguiram receber nada.
Pix
Vale lembrar que neste ano de 2024, a Receita Federal ofereceu a opção de pagamento da restituição através do sistema do Pix. O contribuinte que optou por este sistema através da declaração do Imposto de Renda deveria receber o saldo na chave informada.
O atraso, no entanto, está sendo registrado justamente entre as pessoas que optaram por receber o saldo através do Pix. Ao menos é isso o que indicam a grande maioria dos relatos que estão sendo indicados nas redes sociais.
O que diz a Caixa
A Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos da restituição do Imposto de Renda, lançou uma nota sobre o caso. De acordo com o banco, apenas uma minoria ainda não conseguiu receber a restituição, mas este problema deverá ser resolvido em breve.
“O crédito via PIX do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está regularizado e disponível em conta para a maioria dos clientes”, disse a instituição.
“O banco está focado em resolver os casos residuais. A Caixa orienta que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato de suas contas pelos aplicativos ou Internet Banking”, completou o banco.
Datas da restituição
Ao longo do ano, a Receita Federal deverá realizar os pagamentos da restituição em cinco datas diferentes. Como dito, a primeira delas acontece já neste próximo dia 31 de maio. Abaixo, você pode conferir o calendário completo:
- 1° lote – 31/05;
- 2° lote – 28/06;
- 3° lote – 31/07;
- 4° lote – 30/08;
- 5° lote – 30/09.
No primeiro lote da restituição do Imposto de Renda foram liberados saldos para os seguintes grupos de contribuintes:
- 258.877 idosos acima de 80 anos
- 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 787.747 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com um contador de sua confiança, ou ainda com a Receita Federal através dos seus canais oficiais de atendimento.