Usuária do Bolsa Família está entre os novos presos do 8 de janeiro
Uma das presas da nova fase da operação Lesa Pátria consta como usuária de programas sociais como Bolsa Família, e Auxílio-gás nacionalA Polícia Federal deflagrou nesta semana uma nova rodada da chamada Operação Lesa Pátria. Mais pessoas foram presas por supostamente terem participado da tentativa de golpe de estado ocorrida no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
A curiosidade desta vez, é que entre os presos desta nova fase da operação está Adalgiza Maria Dourado, de 64 anos. O nome dela consta como beneficiária de diversos programas sociais, como o Bolsa Família, e o Auxílio Brasil, por exemplo.
De acordo com apurações do portal Metrópoles, o Portal da Transparência indica de Adalgiza recebeu parcelas mensais de R$ 600 referentes ao Bolsa Família. Para além disso, ela também teria recebido valores do antigo Auxílio Brasil entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023.
Esta mesma cidadã também teria recebido parcelas do extinto Auxílio Emergencial entre agosto de 2020, e outubro de 2021, durante a pandemia do coronavírus. Adalgiza teve a prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ainda na sexta-feira (7).
Lesa Pátria
Segundo as informações oficiais, 50 pessoas foram presas nesta nova fase da Operação Lesa Pátria. Este número, no entanto, pode ser elevado, já que a PF segue realizando diligências para localização e captura de centenas de condenados ou investigados que são considerados foragidos.
Até aqui, foram presas pessoas nas seguintes unidades da federação:
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Mato Grosso do Sul;
- Mato Grosso;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Bahia;
- Paraná;
- Distrito Federal.
Segundo o STF, estas pessoas estão sendo presas pelas acusações dos seguintes crimes:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado;
- associação criminosa;
- incitação ao crime;
- destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Bolsa Família
O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país. Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome indicam que pouco mais de 21 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do saldo neste momento.
Presa, Adalgiza não vai poder receber a liberação de junho, que começa a ser realizada no próximo dia 17. Os demais usuários do programa social precisarão se basear no final dos seus Números de Identificação Social (NIS) para saber quando poderão receber os saldos em suas contas.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para este mês de junho:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).