Restituição do IR: divulgada próxima data de liberação

Cidadão já pode se programar para o recebimento do próximo lote da restituição do Imposto de Renda. Milhares serão atendidos
- Anúncio -

No último dia 31 de julho, a Receita Federal liberou o primeiro lote de pagamentos do Imposto de Renda. Milhares de brasileiros de todas a regiões do país foram atendidos. Agora, os olhos dos contribuintes se voltam para o segundo lote.

E o fato é que já existe uma data para a liberação do segundo lote da restituição do Imposto de Renda. De acordo com as informações da Receita Federal, o saldo será liberado no próximo dia 28 de junho. A consulta, no entanto, ainda não foi aberta.

O calendário da restituição

Durante todo este ano de 2024, a Receita Federal promete liberar cinco lotes da restituição do Imposto de Renda. Como dito, o primeiro deles foi liberado ainda no último dia 31 de julho. Agora, os olhos se voltam para as próximas liberações.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de liberações da restituição do Imposto de Renda para este ano de 2024, de acordo com informações da Receita Federal:

  • Primeiro lote: 31 de maio, já pago;
  • Segundo lote: 28 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 30 de agosto;
  • Quinto e último lote: 30 de setembro.

A consulta

Geralmente, a Receita Federal abre o processo de consulta ao lote da restituição do Imposto de Renda com uma semana de antecedência. Por esta lógica, é possível afirmar que a verificação estará disponível já a partir do próximo dia 21 de junho.

Através da consulta, o cidadão que declarou o Imposto de Renda este ano poderá confirmar se vai receber o saldo neste segundo lote. Caso o seu nome esteja na lista, basta esperar até que o saldo seja liberado já na semana seguinte.

Se o nome não for confirmado, ele terá ainda outras três chances de recebimento da restituição, conforme informado no calendário acima.

O primeiro lote da restituição

Como dito, o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda foi liberado ainda no último dia 31 de julho. Naquele momento, milhares de contribuintes receberam o saldo de forma automática em suas contas. Foram eles:

  • 258.877 idosos acima de 80 anos
  • 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 162.902 contribuintes com deficiência ou doença grave
  • 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 886.260 contribuintes que moram no Rio Grande do Sul
  • 787.747 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.

Vale lembrar que nem todo mundo que declarou o Imposto de Renda tem direito a uma restituição. Você sabe se tem este direito no exato momento em que você realiza a declaração.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis