FGTS: será que a empresa está depositando?
O FGTS, também conhecido como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é uma das contribuições mais importantes que uma empresa pode fazer ao trabalhador e ele pode sacar esse valor seja no mês de aniversário quanto quando for demitido pela pessoa jurídica. No entanto, nem sempre os trabalhadores sabem se a empresa na qual estão atuando realmente está realizando o pagamento corretamente.
Entretanto, vale ressaltar que existem alguns pontos que podem ser observados e, dessa forma, te permitem saber se está sendo depositado e, se não estiver, como poderá resolver o caso. Portanto, continue a leitura com OTrabalhador para saber mais sobre o assunto!
Aplicativo do FGTS
Existe o aplicativo do FGTS que está sendo disponibilizado na Play Store. Ele foi criado pelo GOV e, após cadastrar os seus dados através dele, é possível que você veja todo o seu histórico de contribuição para o FGTS.
Caso a empresa não esteja fazendo o depósito como é esperado, não será possível ver os dados referentes ao tempo de trabalho para aquela marca.
E, se isso acontecer, um passo importante é entrar em contato com o setor de RH da empresa. Ao conversar com eles, pode descobrir o motivo do depósito mensal não estar sendo realizado e saberá como resolver a situação.
Esse problema é muito comum, principalmente dentro das pequenas empresas que não conhecem a legislação e que também não estão ciente das consequências de não fornecer os direitos reais dos trabalhadores com carteira assinada.
Quem trabalha na modalidade de pessoa jurídica para determinada marca, não tem o direito de ter o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço como a modalidade CLT. A pessoa jurídica, apesar de contribuir para o INSS, também fica impedida de solicitar o seguro desemprego que dura tempos específicos dependendo do histórico de vezes que solicitou o benefício.