SISU: Matrículas para universidade pública terminam hoje (16)

As matrículas para universidade pública através do SISU devem terminar nesta segunda-feira (16) assim como o prazo para manifestar interesse em estar na lista de espera. 

Os alunos que que estão na lista de espera, poderão concorrer à vaga caso os primeiros colocados não manifestem interesse em continuar a inscrição. Em suma, a lista deve ser liberada no site oficial da instituição que o estudante se inscreveu e não através do portal do MEC.

Para saber mais sobre a situação da inscrição no SISU, é importante acessar o site oficial para realizar o login com a mesma conta que se inscreveu no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. 

Para se inscrever no SISU, o estudante deve ter tirado a média da nota acima de 450 pontos e mais que 0 na redação. Se passar por cotas, é importante comparecer à banca no dia e horário informado para comprovar a real situação financeira ou de cor de pele.

SISU, FIES e PROUNI

Destaques sobre *** por e-mail

Existem algumas dúvidas em relação à diferença entre o SISU, FIES e Prouni. Em suma, como é possível observar o SISU serve para estudantes que desejam ingressar na universidade pública e gratuita de ensino.

Já no caso do FIES, trata-se de um financiamento estudantil no qual o estudante começa a pagar o curso somente depois de se formar a juros mais baixos para o banco.

Existe também o Prouni que oferece bolsas de estudo de até 100% de desconto em toda a graduação privada dependendo da renda do estudante. Professores também podem se inscrever no Prouni e existem alguns requisitos como ter a renda máxima de três salários mínimos por pessoa dentro da estrutura familiar.

Para concorrer a uma das modalidades, é necessário ter realizado a prova do ENEM no ano de 2020 ou em anos anteriores. Neste ano, a prova é realizada no mês de novembro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis