Antecipação do 13º salário é opção para diversos trabalhadores
Vale lembrar que o pagamento do décimo terceiro salário é dividido em duas parcelas, sendo que a primeira é referente a metade do salárioAlguns trabalhadores tem a opção de antecipar a primeira parcela do seu 13º salário para a folha de julho, sendo essa possibilidade oferecida pelas empresas em que trabalham. Com essa possibilidade, o CrediSIS destacou a importância do planejamento do uso desse recurso, tanto no caso de quitação de dívidas quanto no de investimento para o futuro.
Vale lembrar que o pagamento do décimo terceiro salário é dividido em duas parcelas, sendo que a primeira é referente a metade do valor do salário e precisa ser paga até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela conta com a dedução dos encargos e tem data máxima para pagamento no dia 20 de dezembro.
A antecipação funciona como uma forma para os trabalhadores se organizarem em suas finanças.
Em entrevista ao “g1 Por CrediSIS”, a assistente administrativo Thaynara Sena comentou sobre essa opção.
“Receberei meu 13º salário antecipado e vou usar uma parte para quitar dívidas, mas o restante usarei para investimentos. Tenho o hábito anual de sempre juntar esse dinheiro, esqueço que ele existe e deixo ele rendendo”.
João Augusto Soares, que é especialista em Investimentos e Captação do CrediSIS, falou sobre a importância do planejamento do uso dessa parcela do décimo terceiro salário, enfatizando a necessidade de planejar com antecedência para que esse benefício seja maximizado.
“O 13º é uma oportunidade para muitos trabalhadores. Economizar e investir esse dinheiro pensando no futuro pode trazer benefícios significativos. A prática de poupar parte do 13º para investimentos pode ajudar a criar um colchão financeiro e garantir maior segurança e também auxiliando quem tem filhos em idade estudantil”
Além disso, o especialista lembrou sobre a possibilidade de antecipar a parcela como uma oportunidade para fazer com que esse valor renda desde junho. “É uma excelente maneira de começar a construir uma reserva financeira ou ampliar seus investimentos”.
RDC e LCA – Investimentos seguros e rentáveis
Para as pessoas que pensam em investir a primeira parcela do décimo terceiro, há várias formas seguras e rentáveis para isso, destacando o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), que são oferecidos pelas cooperativas do Sistema CrediSIS.
O RDC se trata de uma aplicação de renda fixa que que conta com um rendimento de acordo com o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), sendo uma opção simples e segura, para aqueles que buscam baixo risco. O RDC ainda contribui para o desenvolvimento de pequenos negócios e projetos sociais.
ALCA oferece isenção de imposto de renda e segue o rendimento do CDI, sendo uma opção para quem quer apoiar o crescimento do agronegócio e ter retornos financeiros.