E, de repente, você se vê diante de uma incrível oportunidade de empreender! Iniciar um negócio como microempreendedor individual, sem todas as burocracias e gastos da abertura de uma empresa tradicional.
Parece uma oportunidade única para começar a mudar de vida. Entretanto, logo em seguida vem a pergunta “será que eu posso abrir um MEI com o nome sujo?”
Essa é uma dúvida comum de empreendedores que desejam abrir um negócio próprio, mas encontram-se com restrições no CPF.
É possível ter uma empresa nessa situação? A resposta é sim. Apesar de trazer dificuldades no acesso a crédito e utilização de diversos serviços bancários, uma pessoa ainda pode abrir empresa com nome sujo.
Existem diversos modelos e portes de empresas, e nenhuma proíbe a criação por parte de pessoas com restrição no nome.
Vejamos a seguir.
O que pode impedir a abertura de uma empresa?
De fato, o que realmente vai impedir um cidadão de abrir seu negócio próprio são:
- Deixar de apresentar a declaração de Imposto de Renda nos últimos cinco anos.
- Declarar Imposto de Renda que não está de acordo com os rendimentos.
- Ter dívidas ativas na Receita Federal (IPTU, por exemplo).
Restrições que podem ser enfrentadas
É possível abrir uma empresa mesmo com nome sujo. Contudo uma das maiores dificuldades será a obtenção de crédito, mas, além disso, tudo vai depender da modalidade da empresa e da sua natureza jurídica, o que interfere na divisão entre patrimônio da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física.
Se, no seu caso, seu nome está negativado e pensa em abrir uma empresa, a melhor maneira de tomar a decisão correta para proteger o patrimônio do novo negócio e não misturar com suas contas pessoais ao longo deste processo é contar com a ajuda de um contador.
Este poderá analisar e identificar qual o tipo de sociedade é o mais recomendado.
Score de crédito
Outro problema que pode ser enfrentado por empreendedores com o nome sujo, principalmente quando falamos do Microempreendedor Individual (MEI) é a baixa reputação como consumidor no mercado, pois além de restrição de crédito, o nome sujo acaba diminuindo um valor conhecido como score, média ponderada dos sistemas de proteção de crédito.
Mas o que isso significa? Quer dizer que quanto menor for o score do empreendedor, maiores são as chances de ele não honrar suas dívidas. O aumento desse valor é lento e exige uma série de acertos na vida financeira dependendo do ponto de partida.
Portanto, é possível abrir um novo negócio mesmo estando com o nome sujo. Todavia, como há limitações, limpá-lo acaba sendo uma prática muito importante no processo de abertura.