Receita Federal alerta sobre sites fraudulentos para MEI
Os MEIs devem pagar o DAS todos os meses, no dia 20, para garantir seus benefícios previdenciários e quitar seus impostosA Receita Federal alertou os Microempreendedores Individuai, os (MEIs sobre a presença de sites fraudulentos que dizem ser responsáveis pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Os MEIs devem pagar o DAS todos os meses, no dia 20, para garantir seus benefícios previdenciários e quitar seus impostos.
É possível emiti-lo diretamente no Portal do Simples Nacional usando o Programa Gerador do DASMEI (PGMEI) ou através do App MEI.
No entanto, a Receita Federal afirma que criminosos têm usado sites enganosos para direcionar os usuários a programas de geração de documentos falsos, causando danos financeiros.
Como resultado, o órgão aconselha os MEIs a prestar atenção ao endereço eletrônico do canal, que deve sempre incluir o domínio receita.fazenda.gov.br.
O Link correto é: https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/pgmei.app/identificacao
Já os exemplos de sites fraudulentos são: consulta-pagamento.pgmei.site e www8-receita-fazenda-gov-br.codews
Os empreendedores também podem usar os canais de atendimento oficiais da Receita Federal para tirar dúvidas, verificar se os serviços são verdadeiros e denunciar suspeitas de fraude.
Além disso, o órgão afirmou estar “tomando as medidas cabíveis para investigar e coibir a disseminação desses sites fraudulentos, a fim de proteger os cidadãos e coibir essas práticas criminosas”.
Confira mais golpes dados em MEI
Além dos sites fraudulentos para obter DAS, outro golpe comum que pequenos negócios no Brasil enfrentam é a criação de páginas web falsas para a abertura de MEI.
Os clientes são persuadidos de que precisam pagar uma taxa para se tornar microempresários individuais. O serviço, por outro lado, é totalmente gratuito.
Golpistas também entram em contato com MEIs para oferecer propostas de empréstimos e divulgar supostas condições facilitadas para realizar as negociações de dívidas.
A recomendação nestes casos é evitar clicar em links de canais não oficiais. O MEI também deve buscar pessoalmente instituições financeiras e empresas consolidadas se precisar de linhas de crédito ou empréstimos.