BPC: veja como saber se você precisa atualizar o Cadúnico
Governo federal já iniciou o processo de pente-fino dos usuários do BPC. Alguns deles precisam atualizar o Cadúnico com urgênciaSe tem algo que está preocupando os milhões de usuários que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), certamente é o pente-fino do governo federal. Trata-se de um sistema de revisão nas contas dos beneficiários.
De acordo com as informações oficiais, o Ministério da Previdência está convocando para o pente-fino as pessoas que recebem o BPC, e que não estão inscritas no Cadúnico do governo federal. Essa é a lista que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Também estão sendo convocados para o pente-fino as pessoas que recebem o BPC, e que não atualizaram o cadastro do INSS nos últimos 4 anos.
As pessoas que estão sendo convocadas vão precisar atualizar os seus cadastros:
- em 45 dias, se morarem em uma cidades com até 50 mil habitantes;
- em 90 dias, se morarem em cidades com mais de 50 mil habitantes.
Como saber se você precisa atualizar o Cadúnico
Ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso sair de casa para saber se você precisa atualizar o sistema do BPC. Essa verificação pode ser feita de maneira remota através do app do Meu INSS.
Recentemente, o Ministério da Previdência inseriu um novo botão nomeado de Revisão do BPC dentro do aplicativo. Ao entrar na aplicação, basta clicar nessa opção.
Nem é preciso inserir qualquer tipo de login. Basta inserir o seu CPF e clicar em avançar para que o sistema indique se você está no grupo de pessoas que precisa passar pelo pente-fino, ou não.
Caso você precise realizar a atualização, o próprio sistema vai indicar que o cidadão precisa comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar o procedimento.
Se você não está entre as pessoas que precisam realizar o pente-fino, o sistema vai indicar que está tudo certo com a sua conta, e que os seus pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) seguirão normalmente pelos próximos meses.
Quem está sendo convocado
Recentemente, o Ministério da Previdência divulgou a lista de grupos sociais que estão sendo convocados para o pente-fino do governo federal nesse momento. Veja abaixo:
- pessoas que recebem aposentadorias por invalidez sem revisão há mais de dois anos;
- pessoas que recebem auxílio-doença sem reavaliação há mais de 12 meses;
- pessoas registradas no Cadúnico como famílias unipessoais e que recebem o Bolsa Família;
- beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que estão há mais de 4 anos sem passar por reavaliação;
- beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que estão fora do Cadúnico;
- beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que estão acima do limite de renda;
- beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que tiveram benefício concedido por via judicial.