BPC: veja como conferir se você precisa passar pelo pente-fino

Pente-fino do governo federal está sendo executado. Através do CPF, você pode conferir se precisa passar pela revisão
- Anúncio -

Começou oficialmente o pente-fino do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este é o sistema que prevê uma revisão nas contas das pessoas que fazem parte desse benefício, para entender quem realmente tem direito a receber os saldos em sua conta.

De acordo com informações do Ministério da Fazenda, a ideia é analisar os casos das pessoas que  fazem parte do BPC, e que não estão no Cadúnico do governo federal. Também serão analisadas as contas das pessoas que não atualizam os dados do INSS há mais de 4 anos.

A ideia do governo federal com o pente-fino é economizar algo em torno de R$ 15 bilhões. Nesse sentido, é possível afirmar que muitas pessoas perderão o direito de receber o BPC no decorrer dos próximos dias. A boa notícia é que  através do seu CPF, você pode identificar se fará parte do pente-fino, ou não.

Como saber se estarei no pente-fino

Para saber se você estará no pente-fino do BPC, não é preciso sair de casa. Essa verificação pode ser feita de maneira remota através do app do Meu INSS. O aplicativo é gratuito, e está disponível para download em celulares Android e IOS.

Não é preciso realizar nenhum tipo de login para saber se você está no pente-fino, ou não. Basta abrir o app, e selecionar a opção Revisão do BPC. Logo depois, basta inserir o seu CPF e clicar em Avançar.

Na sequência, o próprio sistema vai indicar se você está no pente-fino, ou não. Se sim, o app vai indicar que você precisa comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

Por outro lado, se você não precisa passar pelo pente-fino, o próprio sistema vai indicar que você vai seguir recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) normalmente.

Contestação

Em entrevista concedida recentemente, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, falou sobre o tema. Entre outros pontos, ele indicou que mesmo as pessoas que passarem pelo pente-fino e tiverem o benefício cancelado, bloqueado ou suspenso terão a oportunidade de contestar o resultado. 

“Nós vamos abrir a defesa para a pessoa e dar um prazo para ela realizar a contestação, porque às vezes podemos estar errados”, explicou o presidente do INSS.

“Não haverá nenhum tipo de transtorno à população. Ninguém precisa ir para as agências. Tudo isso já começou a ser feito com muita tranquilidade. Se a pessoa tem direito, certamente ela manterá o direito”, afirmou Stefanutto.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis