segunda-feira,
27 de outubro de 2025

BPC: veja como conferir se você precisa passar pelo pente-fino

Pente-fino do governo federal está sendo executado. Através do CPF, você pode conferir se precisa passar pela revisão

- Anúncio -

Começou oficialmente o pente-fino do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este é o sistema que prevê uma revisão nas contas das pessoas que fazem parte desse benefício, para entender quem realmente tem direito a receber os saldos em sua conta.

De acordo com informações do Ministério da Fazenda, a ideia é analisar os casos das pessoas que  fazem parte do BPC, e que não estão no Cadúnico do governo federal. Também serão analisadas as contas das pessoas que não atualizam os dados do INSS há mais de 4 anos.

A ideia do governo federal com o pente-fino é economizar algo em torno de R$ 15 bilhões. Nesse sentido, é possível afirmar que muitas pessoas perderão o direito de receber o BPC no decorrer dos próximos dias. A boa notícia é que  através do seu CPF, você pode identificar se fará parte do pente-fino, ou não.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Como saber se estarei no pente-fino

Para saber se você estará no pente-fino do BPC, não é preciso sair de casa. Essa verificação pode ser feita de maneira remota através do app do Meu INSS. O aplicativo é gratuito, e está disponível para download em celulares Android e IOS.

Não é preciso realizar nenhum tipo de login para saber se você está no pente-fino, ou não. Basta abrir o app, e selecionar a opção Revisão do BPC. Logo depois, basta inserir o seu CPF e clicar em Avançar.

Na sequência, o próprio sistema vai indicar se você está no pente-fino, ou não. Se sim, o app vai indicar que você precisa comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

Por outro lado, se você não precisa passar pelo pente-fino, o próprio sistema vai indicar que você vai seguir recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) normalmente.

Contestação

Em entrevista concedida recentemente, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, falou sobre o tema. Entre outros pontos, ele indicou que mesmo as pessoas que passarem pelo pente-fino e tiverem o benefício cancelado, bloqueado ou suspenso terão a oportunidade de contestar o resultado. 

“Nós vamos abrir a defesa para a pessoa e dar um prazo para ela realizar a contestação, porque às vezes podemos estar errados”, explicou o presidente do INSS.

“Não haverá nenhum tipo de transtorno à população. Ninguém precisa ir para as agências. Tudo isso já começou a ser feito com muita tranquilidade. Se a pessoa tem direito, certamente ela manterá o direito”, afirmou Stefanutto.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias