Imposto de Renda: veja quando será aberta consulta ao 4º lote da restituição
O 4º lote da restituição do Imposto de Renda deverá atender milhares de brasileiros de todas as regiões do país neste mês de agostoA espera está chegando ao fim. A Receita Federal deverá liberar ainda nesta semana a consulta ao 4º lote da restituição do Imposto de Renda de 2024. De acordo com as informações do Fisco, a verificação poderá ser feita de maneira remota já a partir da próxima sexta-feira (23).
É importante lembrar que nessa data a Receita Federal vai liberar apenas a consulta ao 4º lote da restituição do Imposto de Renda. Os pagamentos serão feitos apenas na próxima semana, mais especificamente no dia 30 de agosto.
Abaixo, você pode conferir os grupos que estarão elegíveis aos pagamentos do 4º lote da restituição do Imposto de Renda:
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos com idade entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
- Contribuintes do Rio Grande do Sul;
- Contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou escolheram receber a restituição via Pix.
Consultando
A consulta será aberta exatamente na sexta-feira (23), a partir das 10 horas. Para realizar a verificação, o cidadão não vai precisar sair de casa. Basta acessar o site oficial da consulta criado pela Receita Federal.
Não será necessário realizar qualquer tipo de login. Basta inserir os seus dados pessoais como CPF, nome completo e data de nascimento, além do ano da requisição, que no nosso caso é 2024. O próprio sistema vai indicar se você foi selecionado para o 4º lote, ou não.
Como será feito o pagamento da restituição
Como dito, os pagamentos do 4º lote da restituição do Imposto de Renda só serão liberados na próxima semana. Se você estiver entre as pessoas que fazem parte desse grupo, não precisa se preocupar com qualquer tipo de solicitação.
De acordo com as informações do Fisco, os pagamentos do 4º lote da restituição serão feitos exatamente na mesma conta que foi informada pelo próprio contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda.
As pessoas que optaram por receber a restituição através do Pix também poderão receber o saldo de maneira automática, na mesma chave que foi informada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda.
Caso a sua conta, ou a chave Pix informada, não existirem mais por algum motivo, também não há problema. Nesse caso, a Receita Federal vai enviar a sua restituição para o Banco do Brasil. O cidadão vai precisar entrar em contato com o BB para reaver o dinheiro. Ao menos é o que dizem as regras impostas pela Receita Federal.