Já é possível consultar a restituição do 4º lote do IR. Confira como fazer!

A Receita adota um sistema de prioridades para determinar a sequência de pagamento das restituições

A Receita Federal já liberou desde às 10h da manhã desta sexta-feira, dia 23, a consulta ao 4° lote do Imposto de Renda.

Todavia, o aguardado 4° lote da restituição do Imposto de Renda para o ano fiscal de 2024 será liberado somente no dia 30 de agosto.

Esta parcela faz parte do calendário anual de reembolsos estabelecido pela Receita Federal, que determina as datas específicas para o depósito dos valores devidos aos contribuintes que declararam corretamente seus rendimentos e realizaram o pagamento excessivo de impostos.

O crédito bancário das 5.347.441 restituições será realizado ao longo do dia 30 de agosto, no valor total de R$ 6.873.633.906,45. Desse total, R$ 469.100.307,42 refere-se ao quantitativo de restituições de contribuintes que possuem prioridade legal. Sendo 15.077 restituições para idosos acima de 80 anos.

Além de 84.659 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.168 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 27.372 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. 

Destaques sobre *** por e-mail

Além disso, 261.019 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contempladas ainda 4.904.908 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. 

Consulta da Restituição do Imposto de Renda

Para verificar se você está incluído na lista de contribuintes que receberão a restituição no quarto lote, é necessário acessar o site oficial da Receita Federal. Siga estas etapas:

  1. Acesse o endereço eletrônico da Receita Federal
  2. Localize e clique na opção “Iniciar” ou “Acessar”.
  3. Insira seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento nos campos solicitados.
  4. Siga as instruções fornecidas para prosseguir com a consulta.

Forma de Pagamento da Restituição do IR

A restituição do Imposto de Renda será depositada diretamente na conta bancária fornecida pelo contribuinte ao fazer a declaração. Se, por algum motivo, o depósito não for realizado, os valores poderão ser retirados no Banco do Brasil por até um ano.

Se você não receber o depósito na data prevista, é recomendável entrar em contato com o Banco do Brasil para reagendar o crédito dos valores. Isso pode ser feito através do Portal BB ou da Central de Relacionamento BB.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis