13º salário: veja quando 1ª parcela precisa ser paga em 2024
Pagamentos da primeira parcela do 13º salário precisa obedecer a um prazo. Veja até quando o empregador precisa depositar valor em sua contaUm dos pontos de preocupação de muitos trabalhadores nesse momento é o pagamento do 13º salário. Trata-se de um saldo extra normalmente voltado aos trabalhadores formais, que funciona como uma espécie de complemento do salário regular.
Com a proximidade do final do ano, é natural que muitos trabalhadores queiram saber quando esse saldo será liberado mais uma vez. De uma maneira geral, cada empregador pode escolher a data exata da liberação, seja ela feita em duas parcelas, ou em pagamento único.
Até quando empregador por pagar adicional?
De acordo com as informações oficiais, caso o empregador opte por pagar o 13º salário em duas parcelas diferentes, a primeira delas precisa ser liberada aos seus trabalhadores até o próximo dia 30 de novembro.
Vale frisar que a primeira parcela do 13º salário corresponde exatamente a 50% do valor indicado ao trabalhador.
Já a segunda parcela do 13º salário precisa ser paga pelo empregador até o dia 20 de dezembro. Isso significa afirmar que todos os cidadãos precisam receber esse saldo até antes das festas de final de ano.
A segunda parcela do 13º salário corresponde aos outros 50% do valor destinado ao trabalhador. Mas nesse segundo caso, o empregador poderá aplicar o descontos no imposto de renda e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo.
O valor do 13º salário
É importante destacar que os valores do 13º salário variam a depender de cada ano. O trabalhador vai precisar considerar não apenas o valor do seu salário mensal, como também a quantidade de meses de trabalho no decorrer do ano.
Para saber quanto você precisa ganhar de 13º salário, é necessário pegar o seu valor mensal bruto de salário e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.
Logo depois, basta pegar esse valor e multiplicar pela quantidade de meses que você trabalhou nesse determinado ano. Por exemplo, se você trabalhou durante quatro meses, precisa multiplicar o valor por 4. O resultado dessa pequena equação é o valor do seu 13º salário.
Como dito, se o seu empregador optou por dividir esse saldo em duas parcelas, a primeira vai representar 50% desse patamar, e a segunda vai representar os outros 50% descontados os possíveis abatimentos.
É importante deixar claro que alguns trabalhadores já receberam a primeira parcela do 13º salário no decorrer desse ano de 2024. Boa parte dos cidadãos, por exemplo, já recebeu o saldo no primeiro semestre.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com o seu empregador.