Trabalhadores podem sacar o FGTS

O saque do FGTS (fundo de garantia) por idade não se aplica ao trabalhador aposentado que retornar ao mercado de trabalho

Atualmente, os trabalhadores podem sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Servico) quando completam 70 anos de idade. No entanto, muitas pessoas nessa faixa etária já pararam de trabalhar oficialmente, por isso há uma proposta de diminuir essa idade limite.

O saque do FGTS por idade não se aplica ao trabalhador aposentado que retornar ao trabalho. Para isso, o trabalhador pode receber mensalmente o valor depositado pela empresa, pois não tem mais os mesmos objetivos do Fundo de Garantia.

Portanto, o saque por idade é uma alternativa para aqueles que trabalharam por um longo período e não receberam o benefício que estava guardado na conta do FGTS. Aos 70 anos, o trabalhador pode finalmente acessar e usar a quantia como quiser.

Projeto de lei do FGTS

O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) propôs a redução da idade mínima para sacar o FGTS de 70 para 60 anos no Projeto de Lei 2177/24. A redução de dez anos pode ajudar muitas pessoas.

Destaques sobre *** por e-mail

O autor do projeto, deputado Rubens Pereira Júnior, acredita que liberar o dinheiro quando o trabalhador completar 60 anos é uma forma de ajudá-lo na melhor idade. No Brasil, pessoas acima de 60 anos são consideradas idosas.

O Projeto de Lei 2177/24 propõe uma alteração na Lei do FGTS.

A idade mínima para saque do FGTS seria reduzida de 70 para 60 anos.

A mudança permitirá que mais pessoas acessem seus fundos quando mais precisarem deles.

Como retirar o FGTS por idade atualmente

Atualmente, os trabalhadores com 70 anos podem solicitar o saque do FGTS através do aplicativo ou diretamente na Caixa Econômica.

Acesse o aplicativo FGTS.

Clicar em “Meus Saques”;

Selecionar “Outras Situações de Saques”;

Escolher a opção “Idade igual ou superior a 70 anos”;

Ler as informações e clicar em “Solicitar Saques FGTS”;

Cadastrar uma conta bancária;

Fazer o upload dos documentos necessários;

Confirmar os documentos anexados.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis