Evite o transtorno e veja como desbloquear e regularizar seu BPC

Conheça as regras e prazo para regularizar o benefício
- Anúncio -

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e não concluiu a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) ou não fez a atualização das informações nos últimos 48 meses precisa regularizar a situação cadastral no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do seu município.

Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, 305 mil pessoas ainda precisam completar o cadastro. Outras 517,5 mil estão com o cadastro desatualizado e precisam atualizar para não terem o benefício bloqueado. A atualização deve ocorrer a cada dois anos.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), trata-se de cunho assistencial e tem como beneficiários idosos acima de 65 anos e pessoas portadoras de deficiência. 

Destaques sobre *** por e-mail

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo. 

Quer saber como desbloquear este benefício sem precisar sair de casa? Sim, pois é possível reativá-lo pela internet através do aplicativo Meu INSS. Quer saber como? Acompanhe.

- Anúncio -

Como Consultar

Para saber se o nome está na lista para fazer inscrição ou atualização cadastral basta acessar o aplicativo Meu INSS e, com o número do CPF, fazer a pesquisa. 

Houve o bloqueio, e agora?

Os beneficiários que tiveram o pagamento bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único podem ligar para a Central de Atendimento 135, que recebe ligação de telefones fixos e celulares gratuitamente.

- Anúncio -

Ou se dirigir ao Cras da sua região com os documentos pessoais e regularizar a situação no CadÚnico.
No caso de ligação informando que a regularização está em andamento, o BPC será desbloqueado em até 72 horas. 

No entanto, se o beneficiado não prestar as informações no CRAS do seu município nos prazos previstos no programa, o BPC será suspenso.

Importante destacar que os beneficiários do BPC que vivem em municípios do Rio Grande do Sul com a situação de calamidade pública reconhecida não passarão pelo processo de inscrição no CadÚnico ou atualização cadastral neste momento.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis