13º salário: data de liberação da primeira parcela é divulgada
Trabalhador já pode consultar os detalhes sobre os pagamentos do 13º salário em 2024, e saber quando vai receber o saldo em sua contaCom a proximidade do final do ano, milhões de trabalhadores de todas as regiões do país já estão de olho nos pagamentos do 13º salário. O adicional, normalmente pago ao final de cada ano, pode fazer muita diferença no orçamento de brasileiros ao redor do país.
Mas quando o 13º salário será pago nesse ano de 2024? A resposta para essa pergunta vai depender necessariamente das decisões do seu empregador. Em regra geral o seu chefe tem a liberdade para escolher o dia exato do seu pagamento.
Entretanto, é importante lembrar que esse empregador precisa respeitar os prazos estabelecidos em lei. Caso contrário, ele poderá descumprir uma regra trabalhista prevista na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
As datas do 13º salário
Para este ano de 2024, ficou definido que o empregador pode pagar o 13º salário todo de uma só vez, em uma parcela única. Contudo, ele também tem a opção de pagar esse saldo extra em duas parcelas diferentes.
Caso ele opte por pagar o 13º salário todo de uma só vez, saiba que a liberação precisa ser feita até o próximo dia 20 de dezembro, ou seja, até antes das festas de final de ano.
Se o seu empregador optar por pagar o 13º salário em duas parcelas diferentes, a primeira precisa ser liberada até o próximo dia 30 de novembro. Já a segunda precisa ser liberada até o dia 20 de dezembro.
Note que nos dois casos o empregador precisa pagar o 13º salário completo até antes das festas de final de ano. Assim, você pode considerar que precisa receber o seu adicional antes do Natal.
Calculando o valor
Além da data dos pagamentos do 13º salário, o cidadão precisa prestar atenção em uma outra questão: os valores que serão liberados. Nesse caso, os patamares também variam a depender de cada trabalhador.
Em regra geral, para saber quanto você vai receber de 13º salário em 2024, é preciso atentar para duas questões. São elas:
- o número de meses trabalhados no ano de 2024;
- o valor do seu salário bruto mensal.
Pegue o valor do salário bruto mensal e divida por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano. Logo depois, pegue este resultado e multiplique pela quantidade de meses em que você trabalhou neste ano. O resultado dessa pequena equação é o valor do seu 13º salário.
Caso o seu empregador opte por pagar esse saldo extra em duas parcelas diferentes, a primeira deve corresponder exatamente a 50% do seu valor. Já a segunda corresponde aos outros 50%, descontados os possíveis abatimentos do imposto de renda e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).