13º salário do INSS: quando o governo vai liberar saldo extra em 2025

Pagamentos do 13º salário do INSS normalmente geram muita especulação por parte dos segurados do Instituto. Veja o que se sabe
- Anúncio -

O ano de 2025 chegou, e com ele chegou também a expectativa para os pagamentos do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim como os trabalhadores formais, esse grupo também pode receber o adicional de final de ano.

O 13º salário é uma espécie de adicional voltado aos trabalhadores formais, além de aposentados e pensionistas do INSS. A ideia é que os beneficiários recebam uma espécie de valor dobrado normalmente no final do ano para ajudar nas despesas das festas de natal e ano novo.

Para o ano de 2025, o calendário oficial ainda não foi divulgado pelo governo federal. Existe, no entanto, uma grande expectativa de que os repasses para os aposentados sejam novamente antecipados, assim como ocorreu nos anos anteriores.

O histórico de antecipação do 13º salário

Como dito, normalmente os pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS acontecem no final do ano. Contudo, nos últimos anos o governo federal adotou a estratégia de antecipar os repasses para o primeiro semestre.

Essa medida tem como objetivo estimular a economia, oferecendo um cobertor financeiro para os beneficiários em um período anterior ao que eles estavam acostumados a receber o benefício

Antecipação em 2025

Embora o governo federal ainda não tenha definido o calendário oficial de pagamentos do 13º salário do INSS em 2025, existe uma forte possibilidade de que antecipação seja feita mais uma vez.

Isso acontece porque membros do poder executivo avaliam que essa medida ajuda a estimular a economia, e traz muito mais benefícios do que malefícios para a grande maioria dos segurado do INSS.

Não existe, por exemplo, qualquer tipo de problema orçamentário ao antecipar os pagamentos desse benefício. Isso porque o valor já está em caixa, e não faz diferença se você vai pagar esse dinheiro no primeiro ou no segundo semestre.

Como consultar as datas

Seja 13º salário ou pagamento regular, o fato é que os segurados do INSS podem consultar as datas dos pagamentos dos seus benefícios diretamente pelos canais oficiais do INSS, como:

  • Portal Meu INSS: Disponível em meu.inss.gov.br, o site permite acesso a informações sobre benefícios, calendários e outros serviços.
  • Aplicativo Meu INSS: Disponível para Android e iOS, é uma ferramenta prática para acompanhar informações sobre pagamentos.
  • Central de Atendimento 135: Atendimento telefônico para dúvidas e orientações, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Regras do 13º salário

Em regra geral, os empregadores podem liberar o 13º salário em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano.

A primeira parcela ou a parcela única precisa ser liberada aos trabalhadores até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela precisa ser liberada até o dia 20 de dezembro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis