Salário Mínimo impacta crédito consignado

Este ajuste foi implementado a partir de 1º de janeiro de 2025 e está vinculado à inflação e ao aumento do Produto Interno Bruto
- Anúncio -

O salário mínimo estabelecido no Brasil para 2025 é de R$ 1.518, marcando um crescimento de 7,5% em relação ao valor anterior de R$ 1.412.

Este ajuste foi implementado a partir de 1º de janeiro de 2025 e está vinculado à inflação e ao aumento do Produto Interno Bruto (PIB) dos anos anteriores, em conformidade com a nova diretriz de valorização do salário mínimo aprovada pelo governo.

Salário Mínimo e o Crédito Consignado

A conexão entre o salário mínimo e o crédito consignado é bastante relevante, especialmente no que diz respeito aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, ou seja o INSS.

O crédito consignado é um tipo de empréstimo em que as parcelas são descontadas automaticamente da folha de pagamento ou do benefício recebido, proporcionando uma segurança maior para as instituições financeiras, resultando em taxas de juros mais reduzidas.

Com o incremento no salário mínimo, a margem consignável, que determina a parte da renda mensal que pode ser utilizada para esse tipo de empréstimos, também se eleva de forma proporcional.

Aposentados e pensionistas

Atualmente, os aposentados e pensionistas podem destinar até 45% de seus benefícios para empréstimos consignados: sendo 35% para empréstimos pessoais e 10% para cartões de crédito vinculados.

Com o novo valor do salário mínimo, esse limite em reais aumenta, possibilitando que esses beneficiários tenham acesso a uma maior quantia de crédito.

Isso implica que eles poderão obter novos empréstimos com condições mais vantajosas ou renegociar pendências financeiras já existentes, aproveitando as novas oportunidades que surgem com a ampliação da margem consignável.

Incremento nos créditos para beneficiários

Assim, o incremento no salário mínimo não só aumenta a renda disponível para aposentados e pensionistas, como também expande suas alternativas de crédito consignado.

Essa mudança pode ser fundamental para que esses beneficiários reorganizem suas finanças e enfrentem imprevistos ou realizem projetos pessoais com maior tranquilidade.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis