Confira o calendário de pagamento do INSS
Mensalmente, a instituição distribui mais de 40 milhões de benefícios, sendo que 28.279.547 beneficiários recebem até um salário mínimoA partir da próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, o pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios do mês de janeiro será iniciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mensalmente, a instituição distribui mais de 40 milhões de benefícios, sendo que 28.279.547 beneficiários recebem até um salário mínimo, enquanto 12.365.818 recebem valores superiores a esse montante.
Quais grupos terão os depósitos na próxima semana?
As datas para os pagamentos são determinadas pelo penúltimo dígito do número do benefício (NIS), que é o número que precede o dígito verificador.
Dessa forma, na próxima semana receberão os benefícios aqueles cujos NIS terminam em 1, 2, 3, 4 e 5, e que têm valores até um salário mínimo. As datas são as seguintes:
- NIS terminando em 1: pagamento em 27 de janeiro (segunda-feira);
- NIS terminando em 2: pagamento em 28 de janeiro (terça-feira);
- NIS terminando em 3: pagamento em 29 de janeiro (quarta-feira);
- NIS terminando em 4: pagamento em 30 de janeiro (quinta-feira);
- NIS terminando em 5: pagamento em 31 de janeiro (sexta-feira).
Os beneficiários restantes que recebem um valor correspondente ao salário mínimo terão os depósitos realizados nos dias úteis seguintes, de acordo com o calendário oficial do instituto:
- NIS terminando em 6: pagamento em 3 de fevereiro;
- NIS terminando em 7: pagamento em 4 de fevereiro;
- NIS terminando em 8: pagamento em 5 de fevereiro;
- NIS terminando em 9: pagamento em 6 de fevereiro;
- NIS terminando em 0: pagamento em 7 de fevereiro.
Quem recebem acima do salário mínimo
Os depósitos para quem recebe acima do piso nacional ocorrerão entre os dias 3 e 7 de fevereiro:
- NIS 1 e 6: pagamento em 3 de fevereiro;
- NIS 2 e 7: pagamento em 4 de fevereiro;
- NIS 3 e 8: pagamento em 5 de fevereiro;
- NIS 4 e 9: pagamento em 6 de fevereiro;
- NIS 5 e 0: pagamento em 7 de fevereiro.
Valor da parcela de janeiro
Os beneficiários têm à disposição vários canais digitais disponibilizados pelo INSS, permitindo a consulta sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Assim, é possível acessar todas as informações necessárias através do aplicativo Meu INSS, que está disponível para sistemas Android e iOS, ou pelo site Meu INSS. Esses serviços abrangem desde a solicitação de auxílios até a consulta de extratos de pagamentos.
Para realizar a consulta, o usuário precisa entrar no site ou no aplicativo Meu INSS, acessar a área de login usando o CPF e a senha cadastrada, escolhendo a opção “Entrar com gov.br”.
Na página inicial, o usuário deve selecionar a opção “Extrato de Pagamento”, onde conseguirá ver todos os detalhes referentes à parcela do mês de janeiro.