Auxílio-gás tem pagamentos antecipados em abril; veja quem será contemplado
Parte dos usuários do Auxílio-gás nacional não precisa seguir o calendário tradicional de pagamentos. EntendaNeste mês de abril, o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional tiveram os seus pagamentos iniciados antes do habitual. Em vez de começar por volta do dia 18, os depósitos se iniciaram já na terça‑feira (15).
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, essa medida acaba evitando gargalos causados pelos feriados nacionais que fecham as agências bancárias no fim do mês.
Nos próximos dias, os brasileiros terão um super feriadão. A sexta-feira santa é um feriado nacional. Já a segunda-feira seguinte é o feriado de Tiradentes.
Como funciona a antecipação do Auxílio-gás
Assim como aconteceu nos meses anteriores, os pagamentos do Auxílio-gás nacional acontecem de forma escalonada. Para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do Número de Identificação Social (NIS).
Abaixo, você pode conferir o calendário completo:
- 15 de abril – NIS final 1
- 16 de abril – NIS final 2
- 17 de abril – NIS final 3
- 22 de abril – NIS final 4
- 23 de abril – NIS final 5
- 24 de abril – NIS final 6
- 25 de abril – NIS final 7
- 28 de abril – NIS final 8
- 29 de abril – NIS final 9
- 30 de abril – NIS final 0
Como de costume, os pagamentos do Auxílio-gás nacional ocorrem nos 10 últimos dias úteis do mês. Por causa dos feriados já citados, a data de início da liberação acabou sendo mais cedo do que normal.
Outras antecipações
Mas se engana quem pensa que essas são as únicas antecipações do Auxílio-gás nacional para este mês de abril.
Quem é usuário do programa em reside em uma cidade que se encontra em situação de calamidade pública ou de emergência pode receber o benefício na primeira data de liberação independente do NIS.
Para além disso, as pessoas que possuem data de pagamento regular marcada para uma segunda, poderão receber o benefício de maneira antecipada já no sábado imediatamente anterior.
Quem pode receber o Auxílio-gás
Mas afinal de contas, quem são as pessoas que podem receber o Auxílio-gás nacional em abril? De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, as regras gerais não mudaram.
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional em abril é preciso:
- tre uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
- ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Note que mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, bem como os usuários do Bolsa Família, têm direito a uma prioridade no processo de seleção.