Alerta? Milhões ainda não declararam o Imposto de Renda e podem cair na malha fina

Se você faz parte do grupo de pessoas que ainda não declarou o Imposto de Renda, saiba que é preciso começar a se apressar para não ter problemas depois
- Anúncio -

A contagem regressiva começou: quem ainda não entregou a Declaração do Imposto de Renda de 2025 tem até as 23h59min59s do dia 30 de maio para acertar as contas com o Leão. 

O alerta vem da própria Receita Federal, que informa que mais de 25 milhões de declarações já foram enviadas, mas o número ainda está distante da meta: a expectativa é receber 46,2 milhões até o prazo final.

Dados sobre a declaração pré-preenchida

Uma das ferramentas que têm facilitado a vida do contribuinte é a declaração pré-preenchida, disponível para quem tem conta gov.br nos níveis prata ou ouro. 

A modalidade representa uma adesão histórica este ano: 47,9% das declarações entregues usaram essa opção, o maior índice desde que a funcionalidade foi implementada.

Restituição do Imposto de Renda

Além dos grupos prioritários previstos em lei, como idosos, pessoas com deficiência, portadores de moléstia grave e professores, também têm preferência na restituição os contribuintes que:

  • Utilizarem a declaração pré-preenchida;
  • Indicarem uma chave Pix com o número do CPF para receber a restituição.

O primeiro lote de restituição será pago no próprio dia 30 de maio, data-limite para envio da declaração. Os demais serão liberados até o fim de setembro, seguindo o cronograma da Receita Federal.

Evite correria no Imposto de Renda

A Receita Federal orienta os contribuintes a não deixarem para a última hora. Quem perde o prazo fica sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.

Com o fim de maio se aproximando, a orientação é clara: antecipar a entrega é a melhor escolha não apenas para evitar contratempos, mas também para garantir lugar nas primeiras rodadas de restituição.

Consulta ao primeiro lote

Vale lembrar que os contribuintes já poderão realizar a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda na próxima sexta-feira (23). A verificação deverá ser aberta a partir das 10h.

Naturalmente, se você ainda não enviou a sua declaração do Imposto de Renda até agora, certamente não estará no primeiro lote. Mas não custa nada fazer a consulta. 

Os pagamentos do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda serão feitos apenas no dia 30 de maio. Assim, neste primeiro momento será aberta apenas a consulta.

A expectativa é de que, ao todo, mais de 6,2 milhões de pessoas sejam contempladas, com um valor total de R$ 11 bilhões, segundo informações da própria Receita Federal.

Vale frisar que este lote também inclui os pagamentos da restituição residual de contribuintes que realizaram a declaração em anos anteriores.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis