segunda-feira,
20 de outubro de 2025

Como usar o seguro-desemprego para ganhar muito dinheiro no futuro

Pouca gente sabe, mas é possível usar o dinheiro do seguro-desemprego para plantar uma semente e colher muito dinheiro no futuro

- Anúncio -

Receber o seguro-desemprego é, para muitos brasileiros, um alívio temporário em meio à instabilidade. Mas e se esse benefício, em vez de ser apenas um respiro financeiro, pudesse se transformar em uma semente para algo maior? 

Com planejamento, é possível usar o valor recebido para investir em caminhos que tragam retorno no futuro, e até mesmo gerar uma nova fonte de renda.

Mas o que é o seguro-desemprego? 

O seguro-desemprego é um benefício concedido pelo governo federal a trabalhadores formais que foram dispensados sem justa causa. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O objetivo é garantir uma assistência financeira temporária enquanto a pessoa busca uma nova recolocação no mercado de trabalho.

O número de parcelas varia entre três e cinco, dependendo do tempo de serviço. 

Já o valor é calculado com base na média salarial dos últimos três meses anteriores à demissão, e pode variar entre o salário mínimo (R$ 1.518 em 2025) e o teto do benefício (R$ 2.424,11 neste ano).

Quem pode receber o seguro-desemprego? 

De acordo com as informações oficiais, têm direito ao benefício:

  • Trabalhadores formais demitidos sem justa causa;
  • Pescadores artesanais durante o período do defeso;
  • Empregados domésticos dispensados sem justa causa;
  • Trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão.

Como transformar o benefício em oportunidade? 

Embora o objetivo do seguro seja a subsistência, com organização financeira é possível usar parte (ou até a totalidade) do valor para construir um novo caminho. Veja algumas sugestões:

  • Invista em qualificação

Cursos online e presenciais, muitos deles acessíveis e de curta duração, podem aumentar suas chances de recolocação ou abrir portas para uma nova área.

  • Empreenda (com calma)

Se você tem uma habilidade (como culinária, costura ou manutenção) o benefício pode ajudar a comprar os materiais iniciais e começar algo pequeno, de casa mesmo.

  • Aposte em renda passiva

Ainda que o valor do seguro não seja alto, é possível aplicar parte dele em opções como Tesouro Direto ou CDBs de liquidez diária, que geram retorno com o tempo. Com disciplina, esses investimentos crescem.

  • Pense no digital

Hoje, muitas pessoas ganham dinheiro criando conteúdo, vendendo produtos ou prestando serviços pela internet. Um bom celular e conexão já podem ser o ponto de partida.

Dá para virar esse jogo

O seguro-desemprego não precisa ser apenas um alívio temporário. Com foco e criatividade, ele pode se tornar o impulso que faltava para transformar sua vida, financeiramente e profissionalmente.

O que não pode é desistir. Estude bem antes de dar o primeiro passo, e decida o caminho que mais lhe agrada entre todos que forem apresentados.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Demitido
Recebendo
Informando

Qual seu principal objetivo?

Solicitar
Consultar
Entender

Qual seu tipo de vínculo?

CLT
Doméstico
Outro

Seu conhecimento sobre o tema é:

Nenhum
Básico
Avançado