Atenção, MEI! Boletos falsos do DAS estão circulando. Não caia em golpes!
Golpistas se utilizam de e-mails falsos com links maliciosos para fazer suas vítimasMicroempreendedores Individuais (MEIs) de todo o Brasil precisam estar atentos a um golpe que tem se espalhado e pode gerar grandes prejuízos: o envio de boletos falsos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Golpistas estão aproveitando a obrigatoriedade do pagamento mensal do DAS para enganar os empreendedores, enviando cobranças que não são emitidas pelo governo.
Compreender como esse golpe funciona é essencial para você se proteger de armadilhas que podem resultar em prejuízos financeiros.
Como o golpe funciona?
Os criminosos enviam o boleto falso, Os golpistas, inescrupulosos, enviam cobranças contendo links maliciosos ou boletos falsos. Muitos MEIs, na correria do dia a dia, clicam nesses links, pagando esses boletos sem verificar a autenticidade.
Dessa forma, só percebem o golpe quando a Receita Federal aponta a inadimplência.
Dicas essenciais para não cair em armadilhas
Para não cair nessa armadilha, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Receita Federal reforçam que é preciso sempre verificar se qualquer cobrança seja legítima. Para isso, é preciso buscar informações exclusivamente por canais oficiais do governo que são:
- Portal do Empreendedor: Acesse exclusivamente pelo site oficial gov.br/mei.
- Aplicativo Meu Sebrae: Disponível para download em smartphones.
Fique atento aos seguintes sinais de alerta:
- Remetente Desconhecido: Verifique sempre o endereço de e-mail do remetente ou a origem da correspondência.
- Erros de Português: Boletos e mensagens fraudulentas frequentemente contêm erros de gramática ou digitação.
- Prazos Urgentes e Ameaças: Golpistas tentam criar um senso de urgência para que a vítima pague sem pensar.
- Dados do Beneficiário: Antes de pagar, confira sempre o nome do beneficiário no boleto. O pagamento do DAS-MEI deve ser feito para a Receita Federal ou Simples Nacional, nunca para pessoas físicas ou empresas privadas desconhecidas.
O que fazer se você receber uma mensagem suspeita?
Se você receber um boleto do DAS por e-mail e ele não saiu pelos canais oficiais, NÃO PAGUE! Ignore a cobrança e, se possível, denuncie o caso às autoridades competentes, como a Polícia Civil ou o Ministério Público, para ajudar a combater essas práticas.
É fundamental que cada MEI adote uma postura proativa na verificação de qualquer comunicação que receba sobre pagamentos ou obrigações fiscais. A Receita Federal e o Sebrae disponibilizam canais seguros justamente para isso. Em caso de qualquer mínima suspeita, não hesite em consultar as fontes oficiais antes de realizar qualquer pagamento
Manter a vigilância é fundamental para a segurança financeira do seu negócio. Sempre emita seu DAS pelos canais oficiais e, em caso de dúvida, procure o Sebrae ou a Receita Federal.