Saiba mais sobre a isenção da taxa de inscrição para o Pism 2026

Os pedidos de isenção devem ser enviados até às 18h do dia 8 de agosto, exclusivamente através da Área do Candidato
- Anúncio -

Alunos matriculados no ensino médio em instituições públicas, aqueles que recebem bolsa integral em escolas privadas ou que estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Pism 2026 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os pedidos devem ser enviados até às 18h do dia 8 de agosto, exclusivamente através da Área do Candidato.

Importante: mesmo que a isenção seja garantida por lei, é necessário atender aos requisitos e respeitar os prazos definidos, além de apresentar a documentação solicitada. Um aspecto fundamental é a correta preenchimento e envio do formulário para isenção, que deve ser carimbado e assinado pela escola do aluno.

Apto a pedir a isenção

A gratuidade da taxa, que tem o valor de R$150, pode ser requisitada por candidatos que se enquadrem em uma das opções seguintes:

  • CadÚnico: estudantes que estão cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
  • Condições de escolaridade e renda: alunos que completaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas.

Resultados e recursos

Os resultados das solicitações de isenção serão divulgados no dia 27 de agosto, a partir das 15h. Aqueles que não forem atendidos têm a oportunidade de apresentar recursos no dia 28, entre 9h e 16h. O resultado do recurso será divulgado no dia 2 de setembro.

Se o aluno não obtiver a isenção da taxa de inscrição, ele deverá efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$150 até o dia 5 de setembro, exclusivamente no Banco do Brasil, levando em consideração o prazo de compensação bancária.

Datas importantes e recursos

  • Prazo para solicitar a isenção: de 15h do dia 28 de julho até 18h do dia 8 de agosto
  • Divulgação do resultado preliminar: a partir das 15h do dia 27 de agosto
  • Período para a apresentação de recursos: das 9h às 16h do dia 28 de agosto
  • Publicação do resultado do recurso: a partir das 15h do dia 2 de setembro
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis