domingo,
19 de outubro de 2025

Prêmio MEC homenageia 116 projetos

A seleção considerou o acesso e a permanência dos alunos, o avanço na alfabetização, a educação em tempo integral e o desempenho no Enem

- Anúncio -

Na última segunda-feira, dia 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira a estudantes, escolas e municípios da rede pública. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto.

No total, foram homenageados 116 projetos que se destacaram por suas práticas de inclusão e diversidade, qualidade no ensino público e pelo seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A seleção considerou o acesso e a permanência dos alunos, o avanço na alfabetização, a educação em tempo integral e também o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Isso com base em dados da educação básica e outros indicadores, conforme divulgado pelo Ministério da Educação.

Durante seu discurso, Lula enfatizou que um dos focos do governo é o investimento em educação, mencionando o programa Pé-de-Meia.

O Programa beneficia estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública que estão cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Essa iniciativa funciona como uma forma de poupança, visando incentivar a permanência dos alunos na escola e a conclusão da etapa de ensino.

O presidente acrescentou que o governo federal tem trabalhado em colaboração com estados e municípios para alcançar a meta de alfabetizar 80% das crianças até o segundo ano do ensino fundamental até o ano de 2030.

Prêmio MEC da Educação Brasileira

Dentre os premiados, 54 alunos foram reconhecidos por alcançarem os melhores resultados nas redações do Enem, além de quatro estados, 35 municípios e 20 escolas que se destacaram em oito categorias:

educação infantil, alfabetização, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio, Enem, educação em tempo integral, e educação profissional e tecnológica. Também foram agraciados 49 professores.

Os vencedores receberam troféus, medalhas, certificados e prêmios em valores que variam entre R$ 100 mil a R$ 500 mil. Esses recursos devem ser destinados à melhoria das instalações escolares e ao reconhecimento dos profissionais da educação.

A entrega dos prêmios contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, secretários de educação, estudantes, professores, parlamentares e ministros de diversas pastas.

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Você já possui CadÚnico?

Sim
Não

Qual seu principal objetivo?

Consultar
Inscrever
Informar

O que você mais precisa saber?

Benefícios
Requisitos
Atualizar

A informação é para quem?

Mim
Família
Outra pessoa