IR: Próxima restituição está agendada para agosto
Assim, o sistema deve ser ativado para que os contribuintes possam verificar suas informações nesta sexta-feira, dia 22 de agostoO próximo pagamento da restituição do Imposto de Renda de 2025 está marcado para o dia 29 de agosto. Normalmente, a Receita Federal disponibiliza a consulta uma semana antes desse prazo.
Assim, o sistema deve ser ativado para que os contribuintes possam verificar suas informações nesta sexta-feira, dia 22 de agosto.
Para descobrir se a restituição está liberada, o contribuinte precisará acessar o site da Receita (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”.
É importante destacar que os recursos obtidos por meio do imposto de renda são fundamentais para o progresso do Brasil, pois sustentam setores essenciais como saúde, educação, segurança e uma variedade de serviços públicos que beneficiam a população brasileira.
Como verificar se está na malha fina
Para checar o andamento da declaração e da restituição, o contribuinte pode realizar a consulta pelo site da Receita Federal, acessando o extrato de processamento no e-CAC.
Através desse serviço, é possível ver se está na lista de espera ou se há algum atraso.
Se a mensagem tiver a indicação “Em Fila de Restituição”, isso significa que a declaração foi processada, mas a restituição ainda não foi liberada. É necessário aguardar e realizar consultas nas próximas rodadas.
No campo “Pendências de Malha”, o contribuinte tem a opção de verificar se sua declaração está retida e qual a razão dessa retenção.
Se encontrar alguma pendência, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações necessárias. Após a correção do erro ou pendência, deve-se enviar uma nova declaração retificadora, pelo Programa Gerador da Declaração ou pelo aplicativo.
Calendário da restituição do Imposto de Renda deste ano
Primeiro lote foi pago em 30 de maio;
Segundo lote foi pago em 30 de junho;
Terceiro lote foi pago em 31 de julho;
Quarto lote será pago em 29 de agosto;
Quinto e último lote será pago em 30 de setembro.