Na última sexta-feira (24), os beneficiários registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 5 receberam o Auxílio Gás referente ao mês de outubro, no valor de R$ 108.
Com a previsão de execução até o final de 2026, esta iniciativa auxilia 5,01 milhões de famílias. Após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição no final de 2022, o benefício foi assegurado com base em 100% do preço médio do botijão de gás de 13 kg.
Este benefício é concedido em duas parcelas semestrais e segue o cronograma do Bolsa Família. Os pagamentos se estendem até 31 de outubro para aqueles que possuem NIS com final 0.
Somente as pessoas registradas no CadÚnico, que têm pelo menos um familiar recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), estão aptas para receber o Auxílio Gás.
A legislação que estabeleceu o programa determina que a mulher chefe de família terá prioridade, incluindo mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica.
Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome alocou um pouco mais de R$ 542 milhões para o Auxílio Gás.
Gás do Povo: Saiba mais sobre o novo programa do governo
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que gradualmente substituirá o Auxílio Gás.
Na nova abordagem, as famílias não receberão mais o benefício em dinheiro, mas poderão buscar a recarga do botijão de gás em revendedores autorizados.
O objetivo do novo programa é aumentar o número de beneficiários, alcançando aproximadamente 15 milhões de famílias.
Confira o calendário completo de pagamentos de outubro do benefício
- Final do NIS 1 → 20 de outubro.
- Final do NIS 2 → 21 de outubro.
- Final do NIS 3 → 22 de outubro.
- Final do NIS 4 → 23 de outubro.
- Final do NIS 5 → 24 de outubro.
- Final do NIS 6 → 27 de outubro.
- Final do NIS 7 → 28 de outubro.
- Final do NIS 8 → 29 de outubro.
