3 problemas ocasionados pelo excesso de trabalho

Poder ter um emprego e trabalhar pode ser um grande privilégio. Mas tão importante quanto trabalhar é poder descansar e entender a importância de dar algumas pausas. Sabemos que exceder os limites do nosso corpo em função do trabalho pode trazer consequências sérias e nos colocar em situações bastante desagradáveis. Pensando nisso, separamos neste artigo 3 problemas ocasionados pelo excesso de trabalho os quais devemos dar atenção para não sermos vitimados por eles.

A importância do trabalho em tempos de pandemia

Estamos enfrentando, há quase dois anos, uma pandemia mundial que mudou o rumo de todos os países do mundo. Em decorrência disso, alcançamos a marca de mais de 14 milhões de desempregados no Brasil, além das centenas de milhares de vítimas que perderam suas vidas para a Covid-19. Milhares de empreendimentos encerraram suas atividades durante o período de lockdown, o que os obrigou a demitir todos os colaboradores. Diante deste cenário, essas pessoas se viram obrigadas a recorrer a empregos informais e a todo tipo de atividade que lhes trouxesse retorno financeiro o suficiente para sustentar suas famílias.

Considerando todos esses fatores negativos, poder ter uma ocupação deve ser motivo de grande alegria em tempos tão incertos. Mas isso não justifica o fato de que muitas pessoas estão perdendo sua saúde ao se dedicarem exaustivamente às suas atividades profissionais. Muitas empresas exigem cargas horárias abusivas e uma dedicação sobre-humana que coloca em risco a saúde de seus colaboradores diariamente.

Condições exaustivas de trabalho e a luta para combatê-las

Destaques sobre *** por e-mail

Muitas pessoas, ao se dedicarem por anos a determinadas funções, saem sempre de seus empregos fazendo tratamentos médicos que podem durar o resto de suas vidas, graças a um esforço físico e mental exigido que não respeitava o que poderia ser considerado aceitável em um ambiente de trabalho.

É por essas e outras razões que o Sindicato dos Trabalhadores está sempre presente nos ambientes corporativos e, principalmente, em grandes indústrias, a fim de pressionar as empresas a oferecerem condições salubres de trabalho e direitos que assegurem o funcionário no exercício de suas atividades, de forma a garantir que tudo está sendo feito de forma respeitosa e dentro das Leis de Trabalho.

3 problemas ocasionados pelo excesso de trabalho: as consequências de uma dedicação abusiva

Se dedicar exaustivamente ao trabalho, seja por vontade própria ou por imposição dos empregadores, pode ser um problema mais sério do que se pensa. Submeter o corpo e a mente a uma rotina sem pausas, com preocupações extremas, não descansar da forma devida pode comprometer gravemente a saúde dos trabalhadores.

Veja a seguir 3 problemas ocasionados pelo excesso de trabalho que podem acometer aqueles que trabalham de maneira ilimitada.

Insônia

A insônia é uma doença causada pelo excesso de estresse, ansiedade, mudanças de hábitos ou cansaço extremo. Pode parecer contraditório, mas quando estamos muitíssimo cansados, nosso corpo encontra dificuldades de se “desligar” e proporcionar relaxamento e descanso. Quando estamos no limite da exaustão, nosso sono é gravemente comprometido e entramos num ciclo vicioso, de trabalhar cada vez mais sem as tão importantes noites de sono regenerador. Nesse ritmo, nosso corpo se sente desgastado e nossas células não se renovam com facilidade. Assim, nos vemos cada vez mais estressados e ansiosos pelos dias que virão. A insônia pode ainda causar pesadelos nos raros momentos em que se atinge o sono profundo, e esses pesadelos podem nos trazer dúvidas a respeito dos significado dos sonhos, o que pode gerar ainda mais ansiedade. Esses são os principais sintomas e consequências da insônia.

Baixa imunidade

Um dos problemas ocasionados pelo excesso de trabalho é a queda da imunidade. Quando estamos diante de uma rotina de trabalho extremo, nos alimentamos mal, fazemos pequenas pausas, encontramos dificuldades para descansar e nosso organismo não consegue acompanhar esse ritmo incansável. Assim, nossa imunidade acaba sendo comprometida e ficamos vulneráveis a vírus que causam doenças, como o Sars-Cov 2, responsável por causar a tão temida Covid-19.

Depressão

A depressão é uma doença psicológica que pode ser um dos problemas ocasionados pelo excesso de trabalho. Não podemos ignorar a seriedade dela e a necessidade de um acompanhamento médico rigoroso. Uma rotina exacerbada e sempre cheia de compromissos profissionais pode nos tirar o tempo livre, momentos de lazer e distração, tão importantes para o equilíbrio mental. Diante de todas as preocupações trazidas pelo excesso de atividades e, simultaneamente, a preocupação por não poder usufruir de momentos prazerosos, pode desencadear a depressão, uma doença presente na vida de milhões de brasileiros.

Nunca podemos ignorar a importância de se dedicar ao trabalho, mas a igual importância de saber a hora de parar para tomar fôlego. Reconhecer os sinais de alerta de seu corpo e mente quando eles pedem uma pausa é fundamental no combate aos problemas ocasionados pelo excesso de trabalho.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos quais são os problemas ocasionados pelo excesso de trabalho e reconheça se não está na hora de fazer uma pausa para respirar e relaxar.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis