Programa Primeiro Emprego leva oportunidades para jovens na Bahia
O Programa Primeiro Emprego tem um papel importante dentro do estado da Bahia, e leva oportunidades para os jovens conseguirem entrar no mercado de trabalho. Afinal, não é novidade para ninguém que a falta de experiência profissional faz que com que os jovens não tenham tanto destaque, em relação a quem já está inserido no mercado de trabalho.
E foi justamente pensando nisso, que o governo da Bahia criou o programa, ainda em 2015. De lá para cá, muitos jovens já conseguiram sua qualificação profissional, e adquiriram sua experiência através do projeto.
Programa Primeiro Emprego: uma nova oportunidade
O Programa, como mencionado, foi criado ainda em 2015, pela Lei Estadual nº 13.459. E visa gerar vagas de empregos para quem prestou algum curso da Educação profissional do estado baiano.
Assim, quem fez um curso técnico em administração, por exemplo, tem a chance de ganhar uma vaga através do Programa Primeiro Emprego. E, com isso, adquirir toda a experiência necessária dentro da área.
Para isso, é necessário ter um bom desempenho durante a execução do curso, uma vez que a seleção ocorre através das notas dos alunos. E, a partir daí, é possível ganhar um contrato de até 24 meses em alguma empresa, e quem sabe se efetivar passado o período.
Além do mais, em 2021, houve uma ampliação dentro do programa, que aumentou seu público atendido. Assim, o Programa Primeiro Emprego tem um papel realmente significativo dentro do estado.
Afinal, é justamente através dele que o público tem uma chance considerável de concorrer com outros profissionais futuramente. Fora isso, leva em consideração os méritos de cada aluno, selecionando aqueles que fizeram por merecer, e se destacaram durante todo o curso. Assim, o estado da Bahia consegue ganhar destaque em relação a essa oferta de empregos iniciais.