13º salário: alguns usuários do Auxílio Brasil poderão receber saldo

Parte dos usuários do Auxílio Brasil poderão receber o 13º salário este ano. Veja detalhes sobre os pagamentos do adicional para os cidadãos
- Anúncios -

Alguns usuários do Auxílio Brasil do Governo Federal poderão receber um 13º salário no final deste ano. Do ponto de vista do poder executivo, não há nenhuma liberação de bônus oficialmente programada. Mas é possível que alguns estados e até mesmo municípios optem por este sistema de liberação.

Embora o Auxílio Brasil seja um programa gerido pelo poder executivo, algumas unidades da federação podem realizar pagamentos adicionais em suas contas. Assim, caso algum governador ou prefeito decidir bancar um 13º salário para o projeto ainda este ano, os cidadãos que residem naquela determinada região poderão receber.

- Anúncios -

É importante frisar que o Auxílio Brasil do Governo Federal já contou com os pagamentos de 13º salário por parte de alguns estados. Pernambuco, por exemplo, foi um dos exemplos neste sentido. Nos últimos anos, o governador Paulo Câmara (PSB) realizou algumas liberações adicionais para este público.

Os prazos

Oficialmente, o 13º salário é um adicional de final de ano que pode ser pago para as pessoas que trabalham de maneira formal. Em regra geral, a liberação da primeira parcela precisa ser feita até o próximo dia 30 de novembro. Já a segunda metade do bônus precisa estar na conta dos trabalhadores até 20 de dezembro.

Destaques sobre *** por e-mail

Note, no entanto, que o 13º do Auxílio Brasil ou de qualquer outro programa social não precisa necessariamente obedecer tais regras. Assim, caso o governo ou a prefeitura decidirem bancar o adicional, eles podem realizar o movimento normalmente na data em que julgarem melhor.

Em Pernambuco, por exemplo, a liberação já chegou a ser feita apenas no ano seguinte.

O 13º do Auxílio Brasil

Como dito, do ponto de vista do Governo Federal, não há a indicação de pagamentos de um 13º do Auxílio Brasil para o final deste ano. Durante as eleições presidenciais deste ano, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a prometer que criaria o saldo.

Quando chegou ao poder, o presidente cumpriu a promessa apenas ao final do seu primeiro ano no poder. Em 2019, o Governo Federal realmente pagou o 13º salário para os usuários do Auxílio Brasil. De todo modo, o sistema não se repetiu nos anos seguintes.

Programa segue

Mesmo sem indicação de um 13º salário para a maioria dos usuários este ano, o Auxílio Brasil segue sendo pago. Nesta semana, por exemplo, o Governo ainda deverá realizar liberações para os usuários com os Números de Inscrição Social (NIS) finais 8, 9 e 0.

Veja abaixo no calendário:

17 de novembro: Usuários com NIS final 1
18 de novembro: Usuários com NIS final 2

21 de novembro: Usuários com NIS final 3
22 de novembro: Usuários com NIS final 4
23 de novembro: Usuários com NIS final 5
24 de novembro: Usuários com NIS final 6
25 de novembro: Usuários com NIS final 7

28 de novembro: Usuários com NIS final 8
29 de novembro: Usuários com NIS final 9
30 de novembro: Usuários com NIS final 0

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis